12 benefícios da bolsa térmica e como usar

A bolsa térmica de gel ajuda na redução das dores e tem sido a grande companheira de muitas pessoas. Ela tem vários benefícios e pode ser encontrada em alguns formatos.

De um tempo para cá, a bolsa térmica passou a estar presente em todas as casas. Acabou aquele estereótipo de, por exemplo, só usa quem pratica exercício ou tem algum tipo de doença crônica que gera dores musculares constantes.

Tem sido essencial no relaxamento dos músculos e é aquilo: quem não conhece quando experimenta não quer saber de outra coisa, e quem já conhece usa e indica.

benefícios bolsa térmica

Mas você sabia que a bolsa térmica tem vários benefícios? Confira os principais!

12 benefícios da bolsa térmica de gel

  • Auxilia no tratamento de lesões 
  • Colabora no alívio de dores em geral
  • Tem efeito anestésico
  • Ameniza inchaços e inflamações
  • Aumenta temperatura corporal, diminuindo sensações de frio
  • Trabalha a circulação de sangue
  • Ajuda a mobilidade do corpo
  • Tem efeito no relaxamento dos músculos
  • Melhora dor nas costas e torcicolo
  • Age contra dor de cabeça
  • É benéfico para a cólica menstrual
  • Alivia as dores do corpo durante a gravidez

De fato, pode-se perceber que o seu principal objetivo é o de auxiliar e agir nas aplicações de calor ou frio em regiões com lesões ou dores musculares.

A bolsa térmica de gel é uma forma bastante prática de amenizar o desconforto.

Ela também é muito utilizada em terapias e processos terapêuticos, como fisioterapias e sessões clínicas para dores e reconstrução de movimentos.

Como usar a bolsa térmica de gel?

Vale lembrar que o “como usar” vai depender muito do “para que você vai usá-la”, uma vez que a bolsa térmica de gel pode ser usada tanto resfriada quanto aquecida.

São diversos os modelos de bolsa de gel atualmente disponíveis para compra. O bom é que elas são bem duráveis e fáceis de conservar. 

Algumas, inclusive, podem ser levadas ao microondas para que aqueçam mais rapidamente, ou até mesmo no congelador para que tenha o mesmo efeito rápido, mas reverso.

Ela não terá nenhum prejuízo e não corre riscos de congelar ou quebrar, tampouco esquentar demais ao ponto de estourar. Mas, é claro, fique atento para não extrapolar o ponto, esquente apenas o necessário, ou congele.

Para o caso de usá-la na temperatura quente, o recomendável é separar cerca de 1 a 3 litros de água e fervê-la, ou no fogo ou leve ao microondas.

A quantidade de água vai depender do tamanho da bolsa de gel que você tem em casa. Mergulhe a bolsa no recipiente com água e deixe alcançar a temperatura desejada.

É importante, antes de realizar qualquer procedimento, ler as recomendações do fabricante para evitar cometer algum erro que possa ser um caso específico da marca escolhida.

No fogão, geralmente você pode deixar de 3 a 5 minutos, enquanto que no microondas, de 1 a 2 minutos é o suficiente.

Para quem optar pelo tratamento resfriado, com a bolsa em temperatura fria, pode demorar um pouco mais.

É preciso deixar a bolsa na geladeira por pelo menos duas horas, podendo chegar a quatro. No congelador, às vezes 30 minutos pode ser o suficiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *