3 receitas gostosas com molho chimichurri

Você costuma utilizar o molho chimichurri em suas receitas? Se a resposta for sim, saiba que não está sozinho nessa.

O chimichurri tem sido bastante utilizado na culinária brasileira e pode ser adaptado para diversas comidas. E olha, um spoiler: elas ficam deliciosas…

E é por isso que neste post vamos trazer algumas opções de receitas super gostosas para serem feitas com molho chimichurri.

Mas, antes disso, uma pergunta muito importante: você sabe o que é o molho chimichurri? E do que ele é feito? Vamos responder a essas perguntas!

O que é molho chimichurri e para que serve? 

O molho chimichurri é muito mais utilizado na culinária argentina e uruguaia. Por isso, algumas pessoas ainda estranham quando ele é mencionado no Brasil. E ele além de ser saboroso ainda faz muito bem à saúde.

Algumas pessoas dizem que ele surgiu nos anos 1800 por um imigrante irlandês chamado Jimmy McCurry, que se ofereceu para fazer o molho pela primeira vez.

Aos mais íntimos ele passou a ser chamado de chimi. E passou a ganhar diversas utilidades.

O chimichurri pode ser utilizado em aperitivos, pães, temperos de carne e muito mais.

Quais são os ingredientes? 

É muito importante saber e conhecer do que é feito cada tempero. Afinal, tem gente que pode ser alérgico a algum ingrediente específico e terá a famosa restrição.

O chimichurri tem uma composição variada, que, por isso, traz inúmeros benefícios.

Os principais componentes são:

  • Cebola;
  • Páprica;
  • Sal;
  • Orégano;
  • Pimenta;
  • Pimenta do reino;
  • Salsa;
  • Tomilho;
  • Manjericão;
  • Vinagre;
  • Azeite;
  • Alho;
  • Água;
  • Cominho;
  • Pimentão.

Quais são os benefícios do chimichurri? 

Como já citamos, o chimichurri traz inúmeros benefícios ao organismo, sendo eles:

-> Reduzir doenças cardiovasculares

-> Combater a radicais livres

-> Ajuda no emagrecimento

-> É bactericida

-> Auxilia na desintoxicação do corpo

-> Combate a dor na garganta

-> Permite regular os níveis do colesterol

-> Melhora o humor

3 receitas para utilizar o molho chimichurri

Torrada ou pão de alho (sem alho) 

Essa é uma receita bem fácil em que você pode utilizar o molho chimichurri, pois ele fica bem saboroso nos pães.

Basta pegar uma quantidade de pão de sua preferência e cortar em pequenas rodelas. Se você for fazer em formato de torrada, claro. E coloque o chimichurri como se fosse uma pasta.

Se você quiser fazer como um pão de alho, pode cortá-lo em duas bandas ou rechear o pão para assar no forno ou na grelha.

Milho cozido 

Você também pode fazer uma manteiga de chimichurri e ela será muito útil para ser utilizada em milhos cozidos, tipo aqueles de festas juninas, sabe?

Na receita de molho de chimichurri serão necessários os seguintes ingredientes: ervas secas, salsinha, cebolinha, alho e cebola desidratados, tomilho, pimenta vermelha, orégano, mostarda e louro.

Basta misturar os ingredientes com azeite, vinagre e manteiga para compor a consistência do molho e dar o gosto especial ao preparo. Além do milho, a manteiga de chimichurri cai muito bem em legumes cozidos variados.

pao com linguica temperado

Pão com linguiça 

Quando dizemos que o chimichurri é ótimo para ser usado com pães, não é mentira. E olha que há várias opções.

Para isso, você pode misturá-lo com páprica picante para dar um gosto ainda mais delicioso e diferente, sem esquecer de misturar com água para dar toque de tempero para a ocasião.

Você pode, ainda, incluir salsinha, orégano e vinagre de vinho tinto. Corte o pão, adicione a linguiça ao molho e sirva para que todos possam se deliciar.

O chimichurri pode fazer mal a saúde? 

Com inúmeros benefícios é até de se desconfiar, né? Mas, será que o molho tem algum tipo de malefício?

De forma imediata, não. Inicialmente e comprovadamente não há nenhum malefício que indique que o molho faça mal. Mas é preciso sempre ter cuidado.

Cuidado para não consumir em excesso, como também ficar atento a doenças crônicas. Pessoas hipertensas, por exemplo, devem evitar consumi-lo.

Gostou dessas dicas e informações sobre o molho chimichurri? Você já conhecia essas receitas e como ele é composto? Salve esse post e divulgue-o nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo e a essas dicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *