6 dicas para a quarentena com crianças

A pandemia do novo Coronavírus forçou o mundo a entrar em período de quarentena. Essa medida é preventiva principalmente para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio.

E foi nessa quarentena que surgiu a oportunidade de aproximação de muitas famílias, pois o dia a dia passou a ser menos corrido do que costumava ser. Quem está curtindo bastante esse momento são as crianças.

Embora muitas delas não entendam o que está acontecendo, os papais e mamães podem aproveitar este momento para curtir os filhos. Esse é um período que ninguém esperava passar, mas pode ser de excelentes experiências e aprendizados.

crianças brincando

Afinal, que residência com criança que não tem vários brinquedos espalhados pelo chão? Então, chegou a sua hora de brincar!

Aproveite esse momento para proporcionar ao seu filho ótimas experiências. Ele sentirá falta de brincar com amigos, mas poderá encontrar diversão com os papais e mamães.

Dicas do que fazer na quarentena com crianças

Além de aproveitar os brinquedos que seu filho já tem, há um leque de opções de coisas a se fazer para aproveitar esse momento em família.

Quer saber o que e como? Vamos à lista!

#1 Brinquedos novos

Esse período é um momento de realizar apenas investimentos prioritários, como em alimentação e medicamentos.

Mas você poderá encontrar alguma resistência do seu filho em brincar com os mesmos brinquedos repetidamente. E isso é normal, mas o que fazer?

Sugira que ele troque com o irmão ou alguém da mesma idade que resida com vocês. É claro, sempre tomando todos os cuidados de higienização.

Ou então, você pode pesquisar na internet opções baratas e atrativas para o seu filho, em sites de brinquedos, comprar coletiva, ou de revenda. É possível encontrar até mesmo em redes sociais.

#2 Trabalhos de reciclagem

Que tal aproveitar esse momento para conscientizar seu filhote? Faça atividades de reciclagem com ele para que aprenda várias lições de como reaproveitar materiais e utensílios que já tem dentro de casa.

É possível até mesmo criar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET e caixa de leite. 

Para essa dica, tome cuidado com alguns recursos, como tesoura, cola e itens pequenos que podem levar a boca e engolir. Deixe seu filho fazer as atividades, mas sempre sob supervisão.

#3 Video game

Essa dica é universal e costuma ser fatal para conquistar a criançada, além de proporcionar ótimos momentos em família.

Se você já tem um vídeo game em casa e quase não usa, essa é a hora de tirá-lo da caixa. Ou se apenas seu filho utilizar, chegou a hora de pegar o controle 2 e desafiá-lo em uma partida.

Geralmente essa atividade atrai mais os meninos, mas também tem ótimos jogos que podem fazer a diversão das meninas. Tem vídeo games com sensor e realidades virtuais, além daqueles que fazem dançar e imitar coreografias.

#4 Filmes e séries

Nesses dias de quarentena os programas de  televisão e a maioria dos canais estão focados no noticiário da pandemia. Por isso, uma ótima opção para esse momento são os filmes e séries.

Trabalhe a criatividade da criançada e faça lista com eles. Incentive-os a escolher e listar aqueles que ainda não viram.

Façam um roteiro do que vão assistir por semana. Inove e brinque com essa opção. Deixe eles montarem de acordo com a criatividade. Opte por animações, que costumam atrair ainda mais as crianças.

Além disso, dependendo do filme é recomendado que os papais e mamães assistam antes, nem que sejam a algumas cenas. Veja sempre a faixa etária e evite cenas pesadas. O momento é de conhecimento e diversão.

#5 Faça trabalhos lúdicos

Utilize esse período de quarentena para também desenvolver atividades lúdicas com o seu filho, principalmente se ele já estuda. Isso porque ele pode estar sentindo falta de fazer esses trabalhos manuais.

E ele com certeza vai adorar de praticá-las com você. Busque o que você já tem em casa.

Se tiver impressora, faça cópias de atividades rápidas, para colorir, desenhar, exercitar a memória e vários outros aspectos. Você tem massinha de modelar em casa ou brinquedos de lego? Também podem ser ótimas opções.

Trabalhe as datas comemorativas e os aspectos emocionais, cores, dias da semana, números…

#6 Faça receitas

Trabalhe o lado culinário do seu filho. Desperte o master chef que tem dentro dele!

Mesmo que ele ainda não tenha idade para mexer com todos os ingredientes e principalmente mexer no fogão, ele pode ajudar e sentir bastante diversão em fazer receitas.

Seja com o papai ou com a mamãe, a diversão é garantida com muita sujeira na cozinha.

E aí, como tem sido a sua quarentena com crianças? Tem aproveitado mais para se divertir com brinquedos,  filmes ou com receitas? Não deixe de aproveitar cada dia com elas. E conte aqui as suas experiências!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *