6 dicas para sua camisa durar mais

Fazer uma roupa durável é muito mais do que uma mania, sucesso ou economia. É uma prática, também, de sustentabilidade e organização. Em muitos casos, você acaba perdendo uma peça por causa da falta de conservação.

Por isso, é muito importante se preocupar com a vida útil de suas peças de roupa, como as camisas .

Você sabe como fazer suas camisas durarem mais?

camiseta branca

Produção de roupas é fator crucial na poluição das indústrias

Antes de começar com as dicas de como fazer sua camisa durar mais, você precisa saber a importância dessa ação. Prolongar o tempo de uso de suas roupas diminui, ainda, a poluição do mundo.

Quer saber como? Simples, uma produção da camisa e o tratamento de qualquer tipo de roupa colabora negativamente para a sustentabilidade.

Por esse motivo, quanto menos você contribui para uma produção excessiva, mais você contribui para o meio ambiente.

Uma camisa simples de algodão , por exemplo, precisa de mais de 2,5 milhões de litros de água para ser produzida. Por isso, 20% da poluição industrial do mundo é causada pelo tratamento de roupas.

Com isso, vamos às dicas para que você possa fazer suas camisas durarem mais.

#1 Lave-as com menos frequência

A primeira dica é simples e pode ser aplicada por você a partir de agora mesmo. 

Evite lavar suas camisas com muita frequência. O que seria com muita frequência? Colocar para lavar sempre que usar uma vez.

Lavar muito as camisas acaba fazendo com que fiquem desbotadas, além de acelerar o processo de desperdício de água.

Saiba que não é problema nenhum usar uma camisa mais de uma vez antes de colocá-la para lavar. Claro, se você não sujou a camisa excessivamente.

#2 Prefira camisas de algodão

Outra dica para você tentar aumentar a vida útil das suas camisas é verificar se elas são de algodão.

Por que isso? As roupas de algodão duram mais, são mais resistentes à lavagem de máquinas e também ao ferro.

E você pode comprovar isso na própria peça, na etiqueta. É possível verificar a composição do material, além da porcentagem. Camisas feitas de 100% algodão têm mais resistência.

#3 Lave separado

Para ajudar ainda mais na manutenção, lave as camisas separadas de outras peças. Uma dica essencial é não misturar muitas peças em uma mesma lavagem.

O que você pode evitar com isso? Evita que as camisas tenham péssima qualidade após a lavagem, além de ficar com tamanhos desproporcionais.

Além disso, quanto mais peças juntas na mesma lavagem você corre o risco de algumas delas saírem manchadas. Elas ainda podem sair danificadas.

Cuidado ao aglomerar muitas peças junto com suas camisas.

camisas de algodão

#4 Vire ao avesso

Virar a camisa do avesso é outro método que pode funcionar bastante.

Essa ação ajuda a não desgastar o material e faz com que uma camisa dure mais tempo.

Ah, isso é fundamental ainda para camisas com estampas e personalizadas que não podem ter lavagem agressiva e merecem ter uma pegada mais delicada.

# 5 Evite água muito quente

Para lavar suas camisas, não use água em uma temperatura muito alta. Sim, tem muita gente que pode deixar roupas de molho em água quente, porque pode ouvir dizer que isso ajuda a remover vermes e bactérias, além de outros benefícios.

Ok, isso pode até ser eficiente em alguns aspectos. Mas cuidado com a alta temperatura da água. Tome esse cuidado principalmente para que camisa não encolha ou desbote.

# 6 Cuidado com a exposição

Após todas as lavagens o que você faz? A resposta de todos é unânime: botar para secar. Afinal, ninguém vai usar ou guardar nada úmido.

Mas atenção na hora da secagem também. Cuidado para que a camisa não fique por muito tempo exposta às radiações solares. 

Ela pode, sim, estar ao sol, como também pode secar naturalmente. Mas você deve intercalar ou tomar cuidado com o tempo ao sol.

Ficar exposto por muito tempo também danifica as peças e elas podem, até mesmo, encolher e perder qualidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *