Acompanhamentos para peixe: 7 ideias de receitas

Se tem um alimento que um bom brasileiro não dispensa é o peixe. É um excelente prato principal, que pode ser servido com diversos acompanhamentos.

Além de ser saboroso, o peixe e seus temperos trazem diversos benefícios para a saúde, de acordo com o tipo, podendo ser de água doce ou de água salgada.

O fato de que o brasileiro já adaptou o peixe ao seu gosto é ilustrado pelas pesquisas. O consumo é de, em média, 10,6 quilos por ano, número que cresce a cada nova estatística. 

Acompanhamentos para peixe

Entre os principais benefícios (de acordo com a espécie), estão:

  • pode ser rico em potássio
  • pode fornecer vitaminas do complexo B, essenciais cérebro
  • fonte de ômega 3
  • vitamina A, boa para os olhos
  • oferece proteína e fósforo
  • pode aumentar a disposição
  • aliado do coração
  • rico em cálcio e magnésio
  • ajuda a manter o bom humor

Com esses inúmeros benefícios que o peixe traz, que tal conhecer algumas receitas de acompanhamento para esse prato principal delicioso?

1) Farofa de banana

Quem não gosta de uma farofinha? E para acompanhar um peixe como prato principal ela cai muito bem.

O bom da farofa é que você pode evitar de sujar outra panela e utilizar a mesma que já usou para fazer o tempero.

2) Chips de batata doce

É de conhecimento de muitos que a batata doce também apresenta muitos benefícios para a saúde, com muitas vitaminas. 

Por isso, tê-la como acompanhamento de um bom peixinho fica excelente para degustar. Uma boa opção é a batata doce em formato chips.

Você ainda pode optar por um chips de batata doce assado, que fica ainda crocante, mesmo não sendo frito. Corte-o em tirinhas e tempere com azeite.

3) Salada de feijão fradinho

Uma salada de feijão fradinho é um ótimo acompanhamento para peixe como prato principal, sendo indicado na maioria das vezes quando o da vez for o bacalhau.

Para temperar e adicionar opções no feijão fradinho, como azeitona e manjericão, fica muito à gosto. A dica é acrescentar o feijão já cozido com os demais ingredientes e misturá-lo delicadamente, para evitar que os demais se desfaçam.

peixe com salada

4) Couve-flor gratinada

A couve-flor é mais uma opção que serve como excelente acompanhamento, podendo ser servida de várias formas. Uma das melhores maneiras é gratinada.

A dica é iniciar cozinhando com sal até ficar bem macia e colocá-la em uma forma, acrescentando o requeijão.

Outros ingredientes que podem servir nesse prato são a mussarela, queijo ralado, cheiro verde, tomate e ovos.

5) Purê de batata

Quem não gosta de purê de batata? É um acompanhamento bem unânime, além de ser rápido e prático na hora de preparar.

Não há muitos segredos, e o que precisa mesmo é cozinhar as batatas até que fiquem moles, espremê-las ainda quentes, da forma que preferir, manualmente ou com ajuda de aparelho. 

Adicione margarina, sal, alho e mexa. Por último, adicione o leite aos poucos e siga misturando.

6) Salada de batata

Essa é outra opção que pode ser feita com batata para acompanhamento, muito utilizada também para o bacalhau. Geralmente a salada de batata também acompanha ovos cozidos.

A quantidade de ovo e batata a ser usada é de sua escolha, podendo ser de acordo também com a quantidade de peixe que você fez.

Além de batata e ovo cozido, você pode optar por cebola, temperos variados e ovo de codorna, além de mostarda e leite para dar gosto.

7) Salada tropical

A salada tropical é muito utilizada pelas mamães que querem preparar uma refeição colorida e atrativa para os filhos, geralmente para incentivo. Também é rica em muitos nutrientes.

Ela é composta por alface, palmito, tomate, cebolinha, sal, manga, azeite, pimenta do reino e outros ingredientes que combinem. Ainda há o acréscimo de suco de limão para dar ainda mais sabor à salada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *