Bicicleta infantil: saiba qual o aro para cada idade

É uma realização quando os pais chegam na fase de comprar uma bicicleta para o filho ou filha. Mas nessa fase surgem muitas dúvidas.

Com tantas opções de aro, características e tamanhos no mercado, escolher a bicicleta infantil ideal pode parecer complicado.

As bicicletas infantis são para todas as idades, cada uma com um objetivo diferente. O diâmetro do aro varia de acordo com a idade, peso e altura do cavalo da criança.

Para facilitar a vida dos pais e fazer com que as primeiras pedaladas sejam uma experiência única, te mostramos como comprar a bicicleta infantil perfeita.

Bicicleta infantil

Quando é necessário trocar a bicicleta do seu filho?

Controlar o crescimento da criança é essencial para perceber o momento correto de trocar o modelo que já possui.

Para saber isso, lembre-se de:

– Ajustar a altura do banco da bike: não deixe muito alto – que impeça os pés de ficarem no chão – nem muito baixo – a ponto que os joelhos fiquem encostando no guidão. Regule aos poucos para chegar na altura ideal.

– Cuidado com a inclinação do guidão para que a postura fique correta e confortável para a criança.

– Confira se o freio está ajustado.

– Se a bicicleta estiver pequena demais depois disso, deve ser substituída por outro modelo maior.

Altura do cavalo: o que é e como medir

A estatura da criança é uma medida importante no momento de decidir qual bicicleta comprar, mas para garantir o acerto, a altura do cavalo deve ser levada em consideração.

É com essa medida que é possível chegar na altura correta da bicicleta. Afinal de contas, o comprimento das pernas varia de pessoa para pessoa.

O nome é estranho, mas a medição é simples. Para conseguir medir, é necessário colocar a criança em pé e sem sapato com as costas e o calcanhar encostados na parede. Se atente com os joelhos – que também devem estar retos.

Depois que seu filho estiver posicionado, pegue uma fita métrica ou régua entre as pernas e meça a distância até o chão. O valor encontrado é a altura do cavalo.

Modelos de bicicletas infantis

Aro 12

O menor aro é o 12, sendo indicado para crianças com no máximo um metro, de 2 a 3 anos e com até 21kg. Normalmente são as bicicletas sem pedais que vêm com buzina, farol e as rodinhas para facilitar o aprendizado.

Aro 14

A partir dos 4 anos o aro 14 já pode ser utilizado. Nos modelos deste tamanho já são estruturadas no aço. As rodinhas ainda acrescentadas, junto do freio, sendo indicadas para crianças de 1.20m e até 25kg.

Aro 16

Para crianças por volta de 7 anos. Ideal para as que possuem até 30kg e 1,20m. Nessa faixa etária algumas crianças ainda utilizam as rodinhas, por isso é comum modelos de aro 16 ainda terem essa funcionalidade.

Aro 20

Se seu filho já tem uma noção de como é pedalar e tem mais de 7 anos, pode apostar neste modelo.  A altura máxima é até 1,45m. Por ser indicada para crianças que já sabem andar de bicicleta, ela é bem parecida com uma bike de adulto.

Agora que você já sabe o modelo ideal de bicicleta infantil, que tal dar uma olhada nos modelos disponíveis no nosso Você?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *