Central multimídia: vale a pena ter no carro?

Um recurso que há pouco tempo estava presente apenas em carros luxuosos, a central multimídia já pode ser vista em modelos mais simples.

As montadoras e autorizadas estão apostando na conectividade para vender mais – e melhor. Uma prova disso são os painéis multifuncionais.

Vamos combinar: ter uma tela no painel do carro é sinônimo de facilidade e tecnologia. E agora, com o crescimento da procura, a central multimídia pode ser instalada em automóveis mais simples.

Você sabe as vantagens desse tipo de equipamento? A gente conta tudo para você!

Central multimídia: vale a pena ter no carro?

O que é uma central multimídia?

A central multimídia é um sistema de som e vídeo, onde há uma tela touch screen que permite o usuário ter um sensor de estacionamento e câmera de ré, configurar o smartphone, conectar um GPS com comando de voz, TV, Bluetooth e outras funcionalidades.

Com a central multimídia também é possível entrar em contato com o seguro. Quando acontece algum problema com o carro, por exemplo, a contratada recebe um aviso automaticamente. Isso é positivo porque, além de acelerar o tempo de resgate, consegue centralizar diversas funções uteis ao motorista.

Alguns carros saem direto da fábrica com a central multimídia instalada. Em outros modelos é possível instalar posteriormente. Nesse caso, o dispositivo pode vir com menos recursos.

Quanto custa?

O valor de uma central multimídia  é de R$700 a R$3 mil, de acordo com as funcionalidades incluídas. O ideal é que antes da compra o usuário tenha certeza se usará ou não o produto para que não gaste dinheiro sem necessidade.

O cliente deve ter em mente que para manter o aparelho atualizado precisará fazer atualizações online. É possível fazer sozinho (a) ou pedir ajuda em algumas lojas, mas pode ser acrescentado um valor porque não é um serviço obrigatório.

Há três tipos de aparelhos que podem ser encontrados à venda: os originais (que são mais caros), os universais (instalados em quase todos os modelos de automóveis) e os específicos (fabricados especialmente para determinado automóvel).

Os originais oferecidos pelas autorizadas, apesar de mais caros, são os mais indicados porque, dão garantia e suporte em caso de problemas futuros.

Vantagens de uma central multimídia

Como já citado, as vantagens de um aparelho desses são muitas. As mais interessantes são:

– Comando de voz: nos carros com modelos mais modernos o que mais atrai compradores é o comando de voz. Com ele o motorista fala e a central executa a solicitação.

– GPS integrado: basta falar o destino e o GPS faz a rota de viagem, com cobertura em mais de 2.500 cidades. Sem dor de cabeça.

– Câmera de ré e sensores de estacionamento: quando o motorista engata a marcha, a câmera é ativada e o vídeo é exibido na tela. É um item importantíssimo para facilitar a vida de quem dirige porque traz segurança e praticidade.

– Integração com o celular: com esse recurso o motorista pode atender o celular sem tirar as mãos do volante, trocar músicas e realizar outras atividades básicas do celular.

É fato que uma central multimídia oferece diversas vantagens para quem a adquire. Mas, como toda compra, é preciso que o consumidor analise se irá mesmo utilizar os recursos ou se será apenas por luxo.

Você precisa de uma? Seu orçamento pode incluir esse gasto? Se sim, será um excelente investimento para o automóvel e seu dia a dia no trânsito!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *