Chá verde emagrece? Veja como consumir e benefícios

É muito comum a associação dos chás com o emagrecimento. O chá verde, amarelo, branco e até o mate estão na lista das bebidas que eliminam líquidos e ajudam a emagrecer.

De fato, o chá possui valores nutricionais valiosos que podem ser úteis na perda de medidas.

Você sabe como consumir, a maneira ideal de preparar, medidas e os benefícios do chá verde?

O chá verde pode ser feito a partir de folhas e consumido de diversas maneiras: quente, frio, em pó ou em cápsulas.

Chá verde emagrece? Veja como consumir e benefícios

Benefícios do chá verde

Há muitos benefícios, devido a sua quantidade de antioxidantes, vitaminas, cálcio, zinco, potássio, ferro e outras propriedades, além de não ter calorias.

Confira alguns benefícios do chá verde a seguir!

– Melhora o condicionamento físico

Beber chá verde aumenta a energia e melhora o desempenho físico. O motivo disso é que esse tipo de chá tem substâncias como cafeína – que consegue aumentar até 12% da energia do organismo.

– Melhora a memória

Outro benefício do chá verde é o desenvolvimento da função cerebral. É possível notar a evolução da concentração e atenção de longa duração, também por conta da cafeína.

– Ajuda a emagrecer

O composto epigalocatequina galato presente no chá verde aumenta o gasto de energia, ou seja, acelera o metabolismo. Consumir por volta de 250mg desta substância por dia significa que cerca de 100 calorias serão queimadas apenas com sua ingestão.

– Evita doenças

Por serem antioxidantes, os nutrientes do chá verde ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, até mesmo o de mama e de próstata. Também há informações de que, se consumido regularmente, reduz o risco das doenças de Alzheimer e Parkinson.

– Diminui o risco de diabetes

Os polifenóis presentes no chá verde colaboram com o controle da glicose, o que é benéfico tanto para quem tem a doença quanto para quem não tem.

– Aumenta a expectativa de vida e melhora o humor

Por afastar e diminuir o risco de dezenas de doenças, consumir chá verde frequentemente eleva  a expectativa de vida. Ele também aumenta a produção de dopamina e serotonina – sustâncias que causam o bem-estar.

Chá verde emagrece?

De forma geral, o chá verde não emagrece. Não é como se fosse uma fórmula mágica para isso. Mas, por sua vez, traz diversos benefícios como a aceleração do metabolismo e outros já vistos anteriormente.

De fato, o uso contínuo do chá verde pode desintoxicar o organismo, desinchar, acelerar o metabolismo e queimar gordura. Mas, para possibilitar a perda de peso, é preciso manter uma boa alimentação com exercícios físicos.

Dúvidas comuns sobre o chá verde

– Como preparar corretamente?

Coloque água para ferver e, assim que as primeiras bolhas de ar surgirem, apague o fogo e acrescente a erva. Tampe a panela e deixe abafar por cerca de dois a quatro minutos. Depois do processo será necessário coar.

– Como armazenar a erva?

O ideal é colocar em algum lugar seco e fechado, longe da luz.

– Como comprar?

O chá verde é vendido em lojas de produtos naturais. O Harmonia, chá verde e de hortelã, por exemplo, pode ser comprado online no Você.

Chá verde emagrece? Veja como consumir e benefícios

– Quantas xícaras por dia?

A quantidade deve ser delimitada por quem fará uso do chá, mas beba no máximo 1,5 litro por dia.

– Usar açúcar ou adoçante?

Se possível, nenhum dos dois. O motivo disso é que o açúcar e o adoçante prejudicam a desintoxicação e dificultam a perda de peso. Caso ache necessário, utilize uma pequena quantidade de mel ou de estévia para adoçar o chá.

– Qual é o melhor horário para tomar?

Entre as refeições porque diminui o apetite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *