Como cortar cabelo masculino sozinho e em casa

Cortar o cabelo de homem não é uma tarefa muito complicada, tampouco dramática. O público do sexo masculino costuma levar ‘de boa’ a missão de aparar as madeixas, bem mais do que as mulheres – que sofrem um pouco com o famoso ‘só dois dedinhos’.

Isso porque os homens levam ao pé da letra aquele ditado de que cabelo cresce e ficam literalmente despreocupados em poder cortá-lo com a certeza de que logo terão que cortar novamente.

Mas a conversa por aqui é se você sabe como cortar o cabelo sozinho e em casa, sem precisar de muito trabalho ou deslocamento: no máximo de um cômodo para o outro.

Com o isolamento social e esse longo período de quarentena, as barbearias foram obrigadas a fechar. E os homens precisam aprender a se virar para não ficar parecidos com o Sansão (aquele personagem bíblico de cabelo grande).

O assunto cortar cabelo entre homens é tranquilo, mas também precisa ter uma pegada mais profissional. Afinal, você não vai querer tirar fotos e andar por aí com aquelas falhas enormes na cabeça, né?

corte de cabelo masculino

O que preciso ter para cortar o cabelo em casa e sozinho?

Para cortar um cabelo masculino não é preciso ter muitos recursos. E essa é a grande vantagem, pois além do processo ser rápido, ainda se torna fácil e prático.

Os recursos primordiais são:

Esses recursos acima são os principais. Quanto à tesoura, cuidado com a que você irá escolher.

Se preciso, peça ajuda, mas é recomendável as de ponta fina. Geralmente não são usadas aquelas escolares, pois não são apropriadas para cortes de cabelo.

A máquina de cortar cabelo é o objetivo mais essencial. Você pode escolher comprar uma com fio ou sem. Olhe o manual de como manuseá-la e confira se ela veio com todos os pentes.

Como cortar o cabelo com a máquina?

Cortar cabelo masculino com a máquina é mais simples do que parece. E você, homem, pode muito bem fazer isso sozinho. Mas, se preferir não arriscar, peça ajuda a alguém próximo.

Ao adquirir uma máquina de cortar cabelo, juntos estarão oito tipos de pentes. O pente número um é o menor e deixa o cabelo com 3mm.

O tamanho aumenta de acordo com o número do pente. Uma dica importante é: antes de começar a usar a máquina seque bem o cabelo, pois ela somente pode ser utilizada em fios secos.

1º passo: primeiramente escolha o pente que irá utilizar de acordo com o tamanho que você quer deixar o seu cabelo. Fique de frente para um espelho.

2º passo: coloque o pente escolhido na máquina, posicionando-o de forma que fique fixo e não saia durante o processo.

3º passo: comece cortando o cabelo pela nuca, e passe sempre a máquina no sentido contrário aos fios.

4º passo: continue passando a máquina nas demais regiões do cabelo, sempre devagar. Garanta que o corte fique uniforme para que não precise voltar com a máquina várias vezes para acertar.

5º passo: retire o pente. Com a máquina sem nenhum pente, passe ela para acertar as extremidades, tais como nuca e costeletas. O objetivo é deixar essas regiões alinhadas e certas, não cortar o cabelo ainda mais. Cuidado!

Como cortar o cabelo com a tesoura?

Também é possível cortar o cabelo com a tesoura. Além disso, quem corta o cabelo com a máquina também pode usar a tesoura em seguida.

Muitos homens adotam o estilo de corte que leva máquina em volta e tesoura em cima. A máquina é mais usada para o famoso disfarce, enquanto a tesoura, para tirar o excesso.

Para cortar o cabelo com a tesoura, siga os seguintes passos:

1º passo: comece desembaraçando os fios, com a ajuda de um pente;

2º passo: inicie pela parte de cima da cabeça, separando por mexas;

3º passo: utilize seus próprios dedos para pode medir o tamanho e a quantidade de cabelo que você irá cortar;

4º passo: com a mão oposta, corte as pontas com a tesoura;

5º passo: siga esse processo de forma contínua, verificando sempre o tamanho com os dedos, e vá descendo até chegar na lateral – onde você deverá cortar um pouco menor.

E aí, acha que está pronto? Separe os recursos, pegue a máquina, escolha o pente, posicione tudo em um local que possa sujar e comece a cortar o cabelo. Faça com cuidado para que fique no estilo que desejar. No final, não esqueça de tirar aquela foto e compartilhar o resultado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *