Como escolher sua meia para mergulho

Você é apaixonado por aventuras aquáticas, como mergulho? Mas ainda não sabe escolher bem os acessórios principais? Saiba que esse detalhe é importante, embora pareça simples demais.

Um dos principais acessórios que um mergulhador, seja profissional ou iniciante, precisa ter é a meia de mergulho.

Primeiramente, é preciso saber o que são as meias de mergulho

As meias são feitas justamente para serem usadas com as nadadeiras. O objetivo é usá-las enquanto as botas são projetadas.

Elas servem principalmente para conter a fonte de calor e, também, para ajudar a caminhar sem as nadadeiras em regiões com pedras, seja antes ou depois do mergulho.

É possível utilizar as meias, também, com nadadeiras ajustáveis.  meias para mergulho

Como comprar a meia de mergulho ideal? 

Na hora de escolher a sua meia de mergulho você precisa ter noção do tamanho. O importante não é só saber o número seu calçado, mas também o tamanho da nadadeira.

Isso mesmo, é recomendável que você já tenha a nadadeira ou compre em conjunto para identificar se será bem adaptada.

Isso ajudará você a identificar a meia de mergulho com a melhor espessura, conforme a proteção que você precisa para o debaixo d’água.

É importante destacar que as meias de mergulho são muito importante para esse processo de mergulho, tendo em vista que as extremidades do corpo que sofrem com esse ato são bem sensíveis.

Além disso, quem busca acessórios pode encontrar as meias de mergulho em várias cores, porém sendo mais comum no tom de preto.

Elas ajudam, sobretudo, na proteção térmica e dão ainda mais conforto aos nadadores. Você perceberá como ela é eficaz para colocar, tirar e ajustar a nadadeira.

Como escolher uma nadadeira de mergulho?  

A meia é um acessório essencial para combinar com a nadadeira de mergulho. E você também precisa saber como escolher uma.

O primeiro passo é decidir e saber qual é a modalidade de mergulho que você irá praticar. Isso mesmo, conhecer a prática e o local também faz parte.

O motivo é que existem nadadeiras especificas para cada tipo de modalidade de mergulho a ser praticada.

nadadeira para mergulho

Mergulho Scuba  

Para essa modalidade, a nadadeira recomendada é a do tipo aberta, que possuem tiras de ajuste, sendo utilizadas como botas de mergulho. Elas são bem maiores do que outros modelos.

Mergulho Snorkeling  

Já nesta modalidade, a nadadeira velox é a mais adequada. Ela serve também para quem opta para os dois mergulhos, pois se adapta.

Pesca 

Os praticantes de pesca submarina também precisam de nadadeiras. Para estes, recomenda-se as do tipo fechada e de menor tamanho – se a imersão ao mar for profunda. Quem não pretende realizar um mergulho tão abaixo e descer menos que 4 metros pode utilizar, por exemplo, a velox.

O que um mergulhador deve ter em seu kit básico? 

Se você já é um mergulhador ou está avaliando as possibilidades para se tornar um, é preciso fazer aquele famoso check list. Isso mesmo. anotar tudo o que você precisa comprar para ter toda vez que for mergulhar.

É necessário todo o cuidado de escolher os materiais corretos para não sofrer nenhum prejuízo ou dano à saúde

Você pode incluir no seu kit de mergulhador os seguintes itens:

  • Máscara ou óculos de mergulho;
  • Nadadeira;
  • Snorkel (ou tubo respirador);
  • Colete equilibrador;
  • Meia de mergulho;
  • Regulador;
  • Computador de mergulho.
  • Luvas de mergulho

mergulhador de mar

Para que servem as luvas de mergulho? 

Na prática de mergulho, é recomendável que nenhuma parte do corpo fique desprotegida, até mesmo as mãos. Dessa forma, a luva de mergulho é fundamental.

De acordo com especialistas, quem mergulha sem luva costuma sentir dormência e muita dificuldade nas pontas dos dedos durante o mergulho.

Em água fria, abaixo de 10° ou 12°C é importante dar atenção a esse detalhe, pois se tornará mais difícil sentir qualquer coisa com as mãos após 10 minutos.

As luvas ajudam e colaboram para:

  • proteger o mergulhador do frio;
  • ajudam a apertar a parte dos pulsos, evitando assim a entrada e saída de água da roupa; 
  • permite encostar em rochas, ancoradores e locais submersos, sem que haja o risco de lesão.

Mas, atenção (!) a qual tipo de luva você escolhe.

Você precisa ter comodidade e boa locomoção das mãos, com os movimentos. Além disso, escolha uma luva que dê proteção térmica e sensação de segunda pele

Evite escolher a luva por escolher, para que seu tamanho não seja nem maior nem menor do que a sua mão. Ela não pode ser um incômodo para a hora do mergulho.

Como você tem se preparado para o mergulho? Qual é a modalidade e prática que você realiza? Está com todos os equipamentos em dia? Fique de olho em todas as dicas do Blog Você sobre esportes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *