Como escolher um frigobar para a sua casa?

Um frigobar é um refrigerador que, graças ao seu tamanho pequeno, pode ser útil em diferentes situações em que um aparelho tradicional não seria indicado.

A necessidade de ter um frigobar disponível para armazenar alimentos e produtos frescos ocorre com bastante frequência, tanto que o mercado oferece uma vasta gama de geladeiras portáteis com diferentes modelos e tamanhos, adequadas para satisfazer todas as necessidades.

Como escolher um frigobar

Originalmente, o frigobar era considerado um acessório destinado principalmente ao setor hoteleiro, onde ainda desempenha um papel importante e essencial. É encontrado normalmente em quartos de hotel para disponibilizar aos hóspedes água e outras bebidas.

Posteriormente, o uso desses pequenos aparelhos se espalhou para outros contextos, do acampamento às caravanas, barcos e escritórios.

Uma característica que torna esses pequenos aparelhos particularmente valiosos é o design. Há muitos modelos de frigobar caracterizados por um design agradável, elegante e, às vezes, vintage.

Não é incomum que um frigobar com design original seja colocado na sala como um móvel decorativo e refinado.

Capacidade e tamanho do frigobar

As primeiras características a considerar para a compra de um frigobar são, sem dúvida, a capacidade e o tamanho. No mercado, é possível encontrar geladeiras portáteis, muito pequenas, adequadas para situações específicas.

As dimensões e a capacidade do frigobar estão relacionadas ao uso pretendido. Se for necessário ter um refrigerador de acampamento para férias, para o barco ou mesmo para ficar no carro, ideal para quem viaja com frequência, é indicado um modelo portátil, pequeno, leve e manejável.

Por outro lado, se a ideia é comprar um frigobar para sua casa a recomendação é um modelo compacto, porém maior.

Outro elemento a considerar é o tipo de produto que você pretende armazenar e refrigerar. Na sua casa, pode ser necessário um aparelho que substitua uma geladeira tradicional.

Para uma pessoa solteira que passa pouco tempo em casa, um frigobar pode ser uma excelente alternativa, até mais barata, a um eletrodoméstico tradicional.

Se esse for o objetivo, é necessário escolher um modelo com capacidade suficiente para atender a necessidades como a preservação de alimentos.

É possível encontrar modelos de frigobar que ofereçam um bom compromisso entre estética e funcionalidade. Enquanto a capacidade é necessária, é preciso avaliar também quanto e como você pretende usar o seu frigobar.

 Estrutura e design do frigobar

A estética, a disposição interna e externa e o design do aparelho geralmente são relacionados à capacidade do frigobar. Precisamente no que diz respeito às características estéticas, os frigobares podem se apresentar como um refrigerador normal com dimensões menores ou como um verdadeiro acessório de design.

No primeiro caso, geralmente é uma geladeira de formato quadrado, equipada com uma porta e uma ou duas prateleiras internas e algumas gavetas, ideal para qualquer ambiente em que haja problemas com espaço.

Já no caso dos frigobares de design, os produtores reservam, antes de tudo, atenção à estética e forma, criando objetos muito originais, agradáveis e decorativos, minibares adequados para manterem-se no quarto e perfeitos para todos os fãs da cozinha.

Eles têm estilo, especialmente se inspirados nos anos 50 ou 60, com linhas suaves e cores vivas.

Internamente, os frigobares são bem parecidos, possuem algumas prateleiras e, às vezes, uma gaveta e alguns recipientes clássicos inseridos na parte interna da porta.

Um elemento do qual um frigobar não pode ser equipado é o compartimento do freezer, impossível de montar em um espaço tão limitado. Também é necessário considerar que um frigobar nunca possui um motor muito potente.

Se você deseja ter um compartimento congelador, considere comprar uma geladeira convencional, mesmo que seja pequena.

Normalmente, o frigobar, com base nas diferentes opções de design dos fabricantes, é refrigerado por um compressor normal, de potência limitada, ou pela presença de um ventilador.

Os modelos equipados com ventiladores não conseguem atingir temperaturas muito baixas e funcionam mais lentamente que os modelos de compressores. Mas oferecem a vantagem do consumo limitado ao mínimo, motivo pelo qual são particularmente adequados caso deseje minimizar o consumo.

Energia e tecnologia são outros elementos a serem cuidadosamente avaliados antes de fazer a compra de um frigobar.

Sistema de alimentação

Considerando que uma geladeira portátil deve poder ser movida com bastante facilidade, é necessário levar em consideração o sistema de energia usado. Desse ponto de vista, todos podem encontrar facilmente a solução ideal.

Se está previsto um uso doméstico, na sala de estar, no quarto ou no local de trabalho, um frigobar alimentado pela rede elétrica é certamente mais adequado.

Se a ideia é usar o aparelho em outras situações, a recomendação é um frigobar com outras fontes de energia, ideal para uso em ambientes diferentes.

Praticidade do frigobar

Um frigobar não é complicado de usar, mas pode ser mais ou menos confortável e prático em relação ao tipo de design e estética e à distribuição do espaço interno.

Antes da compra, é aconselhável avaliar cuidadosamente todos os detalhes, externos e internos.

Quer opções para comprar seu frigobar? O VOCÊ tem diversos modelos e preços, confira aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *