Como fazer filmagens perfeitas com a qualidade 4K

Quem não gosta de tirar fotos e ter no resultado uma boa qualidade? Atualmente, as chances disso acontecer são grandes com tecnologias avançadas e imagens cada vez mais perfeitas.

A qualidade 4K surgiu para dar ainda mais opções e possibilidades para quem gosta de registros e não quer perder nenhum ângulo ou megapixel da sua imagem. 

Mas, o que é essa tal de 4K? Você sabe o que é e como ela surgiu?

Separamos este artigo para lhe explicar como fazer algumas imagens perfeitas com a qualidade 4K. Mas, antes disso, que tal saber como surgiu essa nova possibilidade de imagem, que desbancou o Full HD.

O que é a qualidade de imagem 4K?  

Quando todo mundo já estava se acostumando a trabalhar com a resolução de imagem em full HD (1920 x 1080), rapidamente surgiu uma nova opção no mercado cinematográfico.

O surgimento da qualidade de imagem 4K trouxe uma resolução quatro vezes maior (4096 x 2160), o que amplia ainda mais os seus registros.

A resolução 4K possui uma variação enorme em sua resolução, principalmente em relação aos formatos – como também no processamento e armazenamento das imagens.

Confira algumas das variações:

  • UHD-1 “4K”: 3840×2160
  • 4K DCP: 4096×2160
  • 4K DI: 4096×3112

âmera com lente 4K para filmagens

Como fazer boas filmagens com a qualidade 4K?  

Primeiramente, você precisa ter um equipamento que suporte essa qualidade, não é mesmo.

Para isso, verifique se a sua câmera ou celular tem essa função. Caso não, você pode adquirir uma. O que não falta é opção no mercado de filmadora com essa resolução e qualidade de imagem.

Como já falado, você vai encontrar opções diversificadas, de formatos e ângulos para sua imagem, bem como de adaptações ao estilo de foto.

A qualidade 4K lhe proporciona além de uma boa foto, mas de enquadramentos mais sofisticados e diversificados, do que o full HD trazia ou do que você já estava acostumado.

Com a sua câmera ou celular em mãos, é preciso configurar e começar a testar antes de usar para valer. Isso mesmo, uma dica é fazer testes com a sua filmadora antes mesmo do seu objetivo final, se você de fato adquirir com um intuito específico.

Se for para alguma viagem ou evento, como festas e ensaios fotográficos, procure testá-la em casa com fotos internas e externas para perceber a diferença de ângulo, enquadramento e luminosidade.

Além disso, se você for bem leigo no assunto, mas não quer ficar sem essa inovação do mercado…. Afinal, depois dos drones, a gente não espera mais nada né… procure a ajuda de quem entenda

Você pode, também, pesquisar na internet, como canais do YouTube de pessoas que ofereçam dicas de como manusear uma câmera com essa qualidade.

câmara de ação digital 4K

3 dicas para fazer boas filmagens 

Quem não conhece ou acha que é bobeira, não sabe o tamanho do cuidado e trabalho se tem por trás para criar e elaborar uma boa filmagem.

Aquele vídeo que você vê, talvez, de 30 segundos na televisão, ele demorou horas, dias e semanas para ser finalizado.

Portanto, se você deseja fazer boas filmagens com a sua câmera 4K, separamos algumas dicas para você:

#1 Planejamento 

O primeiro passo é planejar. Tenha, pelo menos, um pequeno esboço ou roteiro do que você deseja produzir para facilitar a sua vida na hora da filmagem.

Mesmo que não seja uma filmagem profissional, você precisa ter rascunhado os principais pontos.

Qual será o seu local de gravação? Já definiu o enquadramento? Quantas pessoas devem participar?

Você já tem figurino e caracterização? Tudo isso é muito importante, além de uma série de outros fatores

#2 Ambiente e cenário  

Essa é uma parte fundamental. Afinal, não tem 4K que ajude se você não definir com antecedências todos os detalhes do local da sua filmagem.

Ele é propício para o tipo de gravação que você deseja fazer? Será em estúdio ou local aberto?

#3 Iluminação  

A terceira e última dica é quanto a iluminação do local que você escolherá, seja ele interno ou externo, certo?

Você precisa se preocupar com isso para que a imagem da sua filmagem não saia estourada, tampouco possa ser comprometida por uma luz que não favorece a tom de pele das pessoas, ou as cores que você escolheu aos figurinos.

É preciso lembrar que a qualidade da 4K é quatro vezes maior do que você já está acostumado, e ela poderá pegar detalhes que talvez a iluminação não favorece.

Quais as desvantagens da qualidade 4K? 

Como tudo na vida, a qualidade 4K não é feita só de prós e também tem as suas desvantagens.

Afinal, ainda é uma novidade e as pessoas estão se adaptando, assim como as empresas de televisão, com suas transmissões recentes com essa resolução acima.

Mas, é com essa cautela que todos estão tomando que nos chama a atenção. A veiculação em 4K no Brasil ainda é reduzida por diversos fatores.

E para você, que é amador, é importante saber que o armazenamento e processamento de imagens e vídeos em 4K têm um peso ainda maior.

Vale o questionamento: há, com você, um espaço o suficiente para o processamento para descompactar esses arquivos?

O material demanda um espaço bem maior de desenvolvimento, além de um processamento superior na hora de tratar esses arquivos. 

Como isso? Ué, se você tem equipamentos e materiais bem antigos, provavelmente eles não suportarão essa qualidade tão pesada e acima do habitual.

Por esse motivo, é importante mantê-los protegidos, leves e sem vírus.

Bom, o que muita gente diz por aí é que a qualidade 4K já nos prepara para o futuro. Ou seja, se você tem uma e já utiliza, pode estar avançado e um passo a frente.

Futuramente, talvez, você já terá imagens qualificadas e que poderão ser adaptadas, reveladas e tratadas sem muito esforço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *