Quem não gosta de tirar fotos e ter no resultado uma boa qualidade? Atualmente, as chances disso acontecer são grandes com tecnologias avançadas e imagens cada vez mais perfeitas.
A qualidade 4K surgiu para dar ainda mais opções e possibilidades para quem gosta de registros e não quer perder nenhum ângulo ou megapixel da sua imagem.
Mas, o que é essa tal de 4K? Você sabe o que é e como ela surgiu?
Separamos este artigo para lhe explicar como fazer algumas imagens perfeitas com a qualidade 4K. Mas, antes disso, que tal saber como surgiu essa nova possibilidade de imagem, que desbancou o Full HD.
O que é a qualidade de imagem 4K?
Quando todo mundo já estava se acostumando a trabalhar com a resolução de imagem em full HD (1920 x 1080), rapidamente surgiu uma nova opção no mercado cinematográfico.
O surgimento da qualidade de imagem 4K trouxe uma resolução quatro vezes maior (4096 x 2160), o que amplia ainda mais os seus registros.
A resolução 4K possui uma variação enorme em sua resolução, principalmente em relação aos formatos – como também no processamento e armazenamento das imagens.
Confira algumas das variações:
- UHD-1 “4K”: 3840×2160
- 4K DCP: 4096×2160
- 4K DI: 4096×3112
Como fazer boas filmagens com a qualidade 4K?
Primeiramente, você precisa ter um equipamento que suporte essa qualidade, não é mesmo.
Para isso, verifique se a sua câmera ou celular tem essa função. Caso não, você pode adquirir uma. O que não falta é opção no mercado de filmadora com essa resolução e qualidade de imagem.
Como já falado, você vai encontrar opções diversificadas, de formatos e ângulos para sua imagem, bem como de adaptações ao estilo de foto.
A qualidade 4K lhe proporciona além de uma boa foto, mas de enquadramentos mais sofisticados e diversificados, do que o full HD trazia ou do que você já estava acostumado.
Com a sua câmera ou celular em mãos, é preciso configurar e começar a testar antes de usar para valer. Isso mesmo, uma dica é fazer testes com a sua filmadora antes mesmo do seu objetivo final, se você de fato adquirir com um intuito específico.
Se for para alguma viagem ou evento, como festas e ensaios fotográficos, procure testá-la em casa com fotos internas e externas para perceber a diferença de ângulo, enquadramento e luminosidade.
Além disso, se você for bem leigo no assunto, mas não quer ficar sem essa inovação do mercado…. Afinal, depois dos drones, a gente não espera mais nada né… procure a ajuda de quem entenda
Você pode, também, pesquisar na internet, como canais do YouTube de pessoas que ofereçam dicas de como manusear uma câmera com essa qualidade.
3 dicas para fazer boas filmagens
Quem não conhece ou acha que é bobeira, não sabe o tamanho do cuidado e trabalho se tem por trás para criar e elaborar uma boa filmagem.
Aquele vídeo que você vê, talvez, de 30 segundos na televisão, ele demorou horas, dias e semanas para ser finalizado.
Portanto, se você deseja fazer boas filmagens com a sua câmera 4K, separamos algumas dicas para você:
#1 Planejamento
O primeiro passo é planejar. Tenha, pelo menos, um pequeno esboço ou roteiro do que você deseja produzir para facilitar a sua vida na hora da filmagem.
Mesmo que não seja uma filmagem profissional, você precisa ter rascunhado os principais pontos.
Qual será o seu local de gravação? Já definiu o enquadramento? Quantas pessoas devem participar?
Você já tem figurino e caracterização? Tudo isso é muito importante, além de uma série de outros fatores
#2 Ambiente e cenário
Essa é uma parte fundamental. Afinal, não tem 4K que ajude se você não definir com antecedências todos os detalhes do local da sua filmagem.
Ele é propício para o tipo de gravação que você deseja fazer? Será em estúdio ou local aberto?
#3 Iluminação
A terceira e última dica é quanto a iluminação do local que você escolherá, seja ele interno ou externo, certo?
Você precisa se preocupar com isso para que a imagem da sua filmagem não saia estourada, tampouco possa ser comprometida por uma luz que não favorece a tom de pele das pessoas, ou as cores que você escolheu aos figurinos.
É preciso lembrar que a qualidade da 4K é quatro vezes maior do que você já está acostumado, e ela poderá pegar detalhes que talvez a iluminação não favorece.
Quais as desvantagens da qualidade 4K?
Como tudo na vida, a qualidade 4K não é feita só de prós e também tem as suas desvantagens.
Afinal, ainda é uma novidade e as pessoas estão se adaptando, assim como as empresas de televisão, com suas transmissões recentes com essa resolução acima.
Mas, é com essa cautela que todos estão tomando que nos chama a atenção. A veiculação em 4K no Brasil ainda é reduzida por diversos fatores.
E para você, que é amador, é importante saber que o armazenamento e processamento de imagens e vídeos em 4K têm um peso ainda maior.
Vale o questionamento: há, com você, um espaço o suficiente para o processamento para descompactar esses arquivos?
O material demanda um espaço bem maior de desenvolvimento, além de um processamento superior na hora de tratar esses arquivos.
Como isso? Ué, se você tem equipamentos e materiais bem antigos, provavelmente eles não suportarão essa qualidade tão pesada e acima do habitual.
Por esse motivo, é importante mantê-los protegidos, leves e sem vírus.
Bom, o que muita gente diz por aí é que a qualidade 4K já nos prepara para o futuro. Ou seja, se você tem uma e já utiliza, pode estar avançado e um passo a frente.
Futuramente, talvez, você já terá imagens qualificadas e que poderão ser adaptadas, reveladas e tratadas sem muito esforço.