Como fazer lavagem a seco do carro em casa?

Você sabia que para lavar o carro gastam-se, em média, 216 litros de água? Se a mangueira estiver aberta por 30 minutos, essa quantidade pode chegar a 560 litros!

Agora, imagine fazer essa limpeza toda semana. É muito desperdício que pode ser evitado.

Lavar o carro de forma regular gera um gasto elevado e que não colabora para a preservação do meio ambiente.

No entanto, existem maneiras de diminuir o consumo de água para limpar o carro. Uma solução ecológica é a lavagem a seco.

Basta aplicar uma solução nos carros (que se encontra já pronta no mercado) para retirar a sujeira dos automóveis.

Lavar o carro a seco
Lavar o carro a seco é uma solução ecológica

O nome “lavagem a seco” se dá porque o procedimento não tem necessidade de água. E o brilho do carro é o mesmo do obtido no lava-rápido.

Para esse tipo de lavagem o produto pode ser usado em todas as cores e tipos de veículos que tenham pintura de verniz. Além de estarem em bom estado de conservação.

Tal procedimento é rápido e demora em torno de 30 minutos para que todo o carro fique limpo. De fato, é praticamente o mesmo tempo de uma lavagem tradicional.

Porém, com menos bagunça, produtos poluentes e com economia de litros de água. O que é muito importante.

Lavagem a seco não danifica a lataria do carro

Ao contrário do que muitos dizem, lavar o automóvel a seco, não danifica a lataria.

Pelo contrário, no lava-rápido as chances de riscar o carro são muito maiores.

Mas, atenção! A lavagem a seco é recomendada apenas para tirar sujeiras pequenas ou médias.

Se o veículo estiver muito sujo, é preferível lavar do modo tradicional, com água, para que todas as impurezas sejam retiradas.

É possível fazer a lavagem a seco do carro em casa. O VOCÊ separou o passo a passo para limpar seu automóvel sem muitos gastos e desperdício de água.

O que necessário para a lavagem a seco?

Para realizar a lavagem a seco do carro são necessários apenas três itens:

  • O shampoo para lavagem a seco, também nomeado de flotador;
  • Panos de microfibra;
  • Borrifador.

Misture o shampoo (disponível em variedade no mercado) com um pouco de água, observando qual a proporção indicada pelo fabricante.

Em geral, para os carros pequenos e médios, é preciso diluir o produto com somente 350 ml de água.

Já para os automóveis maiores, para diluir são necessários 500 ml, no mínimo. Depois de pronta, coloque a solução nos borrifadores.

Com esse acessório, você conseguirá aplicar mais fácil a mistura nos panos de microfibras para limpar a lataria.

Passo a passo para fazer a lavagem a seco em casa

A indicação é que, antes de começar a limpeza, o carro seja colocado na sombra para que a lataria fique fria. Agite bem o produto antes de aplicar no automóvel.

O processo de limpeza deve começar pelo teto do veículo. Depois, passar pelo capô e, por fim, na lateral e partes mais baixas da lataria.

Nesses locais mais baixos, é recomendado usar um pouco mais da mistura para limpar o “grosso” da sujeira acumulada.

Fazer essa limpeza não tem mistérios. Basta aplicar o produto em um pano de microfibras e realizar movimentos circulares na lataria.

Nunca coloque a mistura direto no carro e sim no pano! Antes que a solução seque, pegue outro pano limpo e seco para remover o excesso de produto.

Caso a solução seque na lataria, será necessário aplicar novamente e repetir todo procedimento.

Dica: Dobre os panos de microfibra por duas vezes de maneira a conseguir oito faces de limpeza. Depois que usar, mude a face e desdobre a que estiver muito suja.

Produtos para lavar seu carro a seco

Para chegar ao resultado esperado com a lavagem a seco, é preciso ter um bom produto. No mercado, há fórmulas simples, com cera ou selante sintético.

É comum que os produtos para lavagem a seco já possuam o ‘efeito 2 em 1’, que faz com que sua aplicação limpe e também encere o veículo.

Dessa forma, a pintura do carro fica protegida, já que a solução realiza a manutenção do brilho para a cera aplicada no veículo anteriormente.

Um bom exemplo de produto é o Lava auto a Seco Easy Clean, da Polishop. Com ele, você economiza até 300 litros de água em cada lavagem.

Sua fórmula não contém solventes nem abrasivos e contém Cera de Carnaúba.

Ela envolve e retira as partículas de sujeira, formando uma película protetora contra raios ultravioleta e impurezas. O que mantém a limpeza por mais tempo!

Lava auto a Seco conta com dois frascos Easy Clean. O primeiro vem com um borrifador para sua primeira lavagem e um concentrado, que rende até 16 lavagens.

É ideal para toda a parte externa do carro, como capô, lataria, vidros e até as rodas. Seu carro ficará limpo e com a pintura protegida.

E aí, gostou das dicas? Agora você conseguirá fazer a lavagem a seco do carro na sua própria casa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *