Como montar um home office adequado e confortável

O trabalho em home office deve ter como sinônimos a flexibilidade e o conforto. Afinal, as atividades são realizadas da forma mais informal possível.

Por isso, é importante sempre que for pensar em um novo estilo de home office ter em mente os melhores materiais para montar um espaço aconchegante.

O seu local de trabalho deve ser completamente montado pensando em como ser produtivo, mas sem dispensar a comodidade.

Quando você pensa em home office, o que vem à sua mente?

Um local cheio de coisas ou cheio de espaço? Você prefere locais mais abertos ou mais reservados?

Bom, a montagem de um home office é muito pessoal e a gosto da pessoa. Mas alguns itens e situações são indispensáveis para você unir as suas forças sem precisar terminar o dia exausto.

home office confortável

1º passo: o local

Inicialmente, você precisa começar a montagem do seu home office escolhendo o local em que irá desempenhar as suas atividades.

A primeira coisa que precisa ter em mente é que o home office é uma extensão da empresa que você trabalha, mas dentro do seu lar.

Dessa forma, não basta ser confortável, o ambiente precisa te trazer essa certeza para que você não desvie do seu foco.

Escolha um local bem arejado, que comporte os principais móveis e materiais e com iluminação. Escolha um espaço que você poderá, talvez, aparecer em chamadas de vídeo para reuniões sem nenhum problema.

Evite lugares cujos ruídos são perturbadores e que possam tirar a sua atenção a todo momento. Além disso, procure espaços que não tenham odores pesados, como muito perto da cozinha ou locais que tenham cheiros excessivos.

2º passo: mesa e cadeira

Tenha uma certeza em mente: o home office é na sua casa, mas você precisa se sentir perto do trabalho. Então, por isso, nem pensar em trabalhar na cama.

Ao despertar, faça todo o procedimento normal como se estivesse indo ao trabalho presencialmente, tome banho, se arrume discretamente e se alimente. Não se prenda ao colchão.

Dessa forma, você precisa escolher uma mesa que caiba no espaço que você escolheu. Opte por uma mesa de acordo com o seu perfil de trabalho. Por exemplo, se você precisa de muitos recursos, não pegue pequena, mas sim uma com bastante espaço.

Ao escolher a mesa, você precisa pensar em tudo o que ela irá suportar. Escolha uma mesa que sustente os seus materiais e que, principalmente, combine com você.

A escolha da cadeira também é fundamental. A cadeira nesses casos será o objeto que você deverá mais utilizar. E pelo tempo que poderá ficar sentado, você não vai escolher uma desconfortante, né?

Nesses casos vale o investimento para ter um conforto e um home office adequado.

3ª passo: postura

Essa dica é essencial e vem logo após a escolha de mesa e cadeira, propositalmente. A ergonomia é fundamental ser levada em consideração.

Isso porque quem trabalha em casa muita das vezes confunde conforto com ficar jogado de qualquer jeito o dia todo.

Conforto, nesses casos, é trabalhar bem e se sentir bem em um espaço aconchegante. Isso não quer dizer que você deve se apoiar de todas as formas na mesa, ou ficar escorregando na cadeira de maneira esparrada, muito menos com os pés por debaixo das pernas em cima da cadeira. 

Você acha que está sentindo bem, mas só estará piorando a sua sensação de conforto.

4º passo: organização

O próximo passo para que o seu home office possa ser adequado e confortável é organizá-lo. Ninguém consegue se sentir bem e produtivo em um espaço completamente desorganizado.

É sempre manter as principais coisas em ordem, afinal, quem usa é você mesmo. Se for preciso, tente arrumar tudo em estantes e prateleiras para que os objetos fiquem em estado de atenção, sempre organizados.

A arrumação, no entanto, fica a critério do trabalhador. Ele pode colocar os materiais de acordo com o seu gosto, podendo optar por decoração, post-t e outros lembretes.

Você pode ainda decorar o local com poltronas e tapetes, para que na hora do descanso você consiga ficar ainda mais confortável. Mas sempre cuidado com a postura.

Ah, e não se esqueça da iluminação. Uma boa forma de decorar o seu home office pode ser com luminárias, abajur e escolhendo utensílios com cores vivas.

Gostou das dicas? Como você tem montado o seu home office? Qual tem sido o seu maior desafio para montar o seu ambiente de trabalho? Falta ou sobra conforto? Compartilhe aqui nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *