Como tosar cachorro em casa de maneira correta

Em lugares quentes ou durante o verão, não é recomendado manter os cachorros muito peludos. Assim como nós, eles também sentem calor.

E você não gostaria de ficar enviando por várias camadas de pelo menos um calor de 40 ° C.  Não é o mesmo?

Deixar que o cão fique peludo ainda pode dar trabalho no momento da escovação. Por isso, o ideal é tosar os cachorros de maneira regular. Contudo, esse processo exige dinheiro e tempo.

Uma boa notícia é que não é necessário levar o cão a pet shop (e terrenos altos) para tosa-lo. É possível fazer isso na sua própria casa.

Tosar o cachorro
Tosar o cachorro em casa exige uma série de cuidados

Os donos, no entanto, devem procurar uma maneira correta de tosar o pet.

Eles precisam saber como fazer esse processo sem machucar o animal e prejudicar a estética e a saúde dele.

O VOCÊ reuniu, neste artigo, dicas sobre como organizar o cachorro em casa corretamente. Veja abaixo!

Entenda o processo de tosa

O primeiro passo é entender que existem escovas e máquinas para diferentes tipos de corte. Não ache que tosar o cachorro é simplesmente pegar a tesoura e sair cortando.

É preciso ter técnica e cuidado ao fazer esse processo. Os cães, por exemplo, podem ter medo da tosa ou ficar agitados com o barulho da máquina.

Para aparar os pelos dos cachorros, você pode usar escovas, tesouras e máquinas. Elas devem ser adequadas ao tipo de pelagem do seu animal.

Verifique também se o pet está com alguma alergia, pulga ou carrapato. Se encontrar qualquer indício, não inicie a tosa e leve-o ao médico veterinário.

Tenha cuidado para não apertar demais o cachorro ou fazer movimentos bruscos. Isso poderá assustá-lo.

Ao se mover muito, o dono tende a machucar o pet e o corte sair torto.

Primeiro, escove o pelo do cachorro

Para cortar os pelos do cão, a indicado é seguir algumas etapas. A primeira delas é a escovação. Para isso, separe os pelos do pet em camadas.

Você poderá molhar as mechas para facilitar o processo. Penteie até conseguir retirar os nós do pelo. Depois, separe os pedaços que são cortados ou não.

Confira como a pelagem dos cachorros é classificada:

  • Pelo curto: Labrador, Duschund, Dálmata, Pug, Bulldog Inglês e Francês, Boxer, Pastor Alemão, Shar Pei, Pinscher, Chihuahua;
  • Pelo médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker, Spaniels;
  • Pelos finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga.

Depois de definir as partes que deseja cortar, tente seguir o estilo que o pelo apresenta de forma natural. Não invente nem queira apostar em cortes criativos.

Ainda assim, é possível ter estilo. Nos poodles, por exemplo, uma dica é manter a cabeça e as patas com o mesmo volume de pelagem.

Dicas para desembaraçar pelo de cachorro

Como você já viu, cada raça de cachorro possui um tipo de pelo diferente.

Com isso, surge a questão de como desembaraçar e cuidar da pelugem do cão de uma maneira que não cause danos ao animal. É simples!

Para animais com pelos longos, o ideal é utilizar uma escola com dentes maiores para não machucar e pentear da maneira correta.

Já os pelos curtos e médios precisam de mais cuidados porque são mais difíceis de pentear.

Nesse caso, opte por escovas com cerdas medianas, parecidas com as que homens e mulheres costumam utilizar em seus cabelos. Cerdas macias são as mais indicadas porque não agridem o couro cabeludo do pet.

Separamos algumas dicas para desembaraçar os pelos sem ter muito trabalho:

#1. Mantenha os pelos limpos

Independente do tipo, é preciso que o tutor do animal mantenha a pelugem limpa.

Quando os pelos são penteados, os óleos naturais são distribuídos por todos os fios, dando mais brilho e evitando oleosidade no couro cabeludo. Desta forma, fica mais fácil desembaraçar.

#2. Desembarace com frequência

Os pelos do cachorro devem ser penteados com frequência. Para saber a ideal para seu cão, procure um veterinário.

O período pode variar de uma a três vezes por semana, de acordo com o tipo de pelugem e necessidades do cachorro.

#3. Tenha cuidado com a pele

Tenha cuidado ao desembaraçar os pelos do seu cão. Um dos benefícios de pentear sempre seu bichinho de estimação é o cuidado com o couro cabeludo.

Quando o dono possui a esta rotina, fica fácil perceber quando tem algo diferente na pele como a dermatite canina ou outras doenças.

Como tosar cachorro em casa de maneira correta

Tesoura X Máquina

Há uma resposta dos especialistas para a dúvida de usar tesoura ou máquina para tosar os cachorros. Os que são muito peludos precisam da máquina.

Já os cães com menos pelos podem ser tosados somente com a tesoura. Esse utensílio também deve ser utilizado para consertar erros de outras tosas.

Da mesma maneira para regularizar o pelo. A tesoura é a melhor para aparar as áreas do corpo do animal, cuja densidade precisa ser mantida mais ou menos igual.

Como usar a máquina para a tosa?

Para aparar os pelos do corpo, a melhor opção é a máquina. No rosto, é preciso ter atenção ao passar o aparelho.

O ideal é que o movimento comece na cabeça e vá para o corpo, sempre de cima para baixo. Nunca o contrário.

A região dorsal pode ser aparada. Assim como as regiões de pelagem densa e homogênea. Tenha cuidado também com as lâminas para ter maior durabilidade.

Para limpar a máquina é preciso de apenas uma escovinha pequena para retirar os pelos acumulados. Não tente usar álcool para desinfetar.

Afim de garantir a retirada total de corpos estranhos, esterilize a lâmina em água quente.

Tipos de máquina para tosa

O mercado, existe uma máquina específica para cada tipo de pelo. Veja:

  1. Cães de pelo duro: lâmina 8,5 – que corta em torno de 2,8 mm de altura. Esse tipo é ótimo para o Terrier, o Dálmata e o Schnauzer são exemplos de raças em que pode ser aplicado.
  2. Cães de pelo crespo e denso: raças como Poodle e Bichon Frisé exigem um cuidado maior na hora da tosa. A lâmina 4 e 4F é excelente para aparar em uma altura de 9 mm e garantir a regularidade do pelo.
  3. Corte doméstico: para esse tipo de tosa o mais fácil é comprar uma do tipo 7 ou 7, que corta por volta de 3,2 mm.

No VOCÊ, é possível encontrar a máquina de tosa Basic Dog, da Wahl. Ela é revestida com alto teor de carbono para garantir a durabilidade e possui um cabo resistente para facilitar o manuseio.

Há ainda a máquina de tosa Show Pro, também da Wahl. Esse modelo é silencioso, ideal para animais sensíveis a barulho.

Possui alavanca de corte ajustável para diferentes medidas de altura. Seu design é moderno e conta com lâminas auto afiáveis, revestidas com alto teor de carbono.

Gostou das dicas? Que tal saber também quais são os cuidados básicos com o pet na hora do banho?

One Reply to “Como tosar cachorro em casa de maneira correta”

  1. Concordo plenamente com você que é preciso ter técnica e cuidado na hora da tosa. Por isso quero muito agradecer pelas dicas. Com essas sugestões de como tosar cachorro ficou muito mais fácil pra mim. Parabéns pela matéria bem informativa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *