Conheça os tipos de relógio de pulso

Quando você decide comprar um relógio de pulso, essa pode se tornar uma decisão muito mais complicada do que parece.

Com a grande variedade de estilos e tipos de relógio de pulso disponíveis, sua decisão simples pode se tornar difícil.

relógio de pulso

Existem categorias para diferentes estilos de vida, usos e até carreiras específicas. Eles geralmente se enquadram em um desses dois tipos: mecânico e de quartzo.

Relógios Mecânicos

Alguns dos relógios mais caros do mercado são movidos por um movimento mecânico.

São relógios que se encaixam na ideia tradicional de relógio: uma caixa cheia de engrenagens e outros pequenos dispositivos que são alimentados por uma mola, que requer enrolamento.

Relógio analógico mormaii
Relógio analógico mormaii mo2035bf/8m TU

Há uma subseção de relógios mecânicos chamados relógios automáticos, que se mantêm enrolados em grande parte, alimentados por tudo, desde a luz do sol até o movimento cinético gerado pelo pulso em que são usados durante o dia.

Se você pode ouvir um relógio “trabalhando”, é mais provável que seja um relógio mecânico, pois esse ruído é produzido pela ação da mola que o aciona enquanto se desenrola.

Relógios de quartzo

Em vez de usar mecanismos e engrenagens de precisão para manter o tempo com precisão, um relógio de quartzo usa uma peça real de cristal de quartzo para manter o tempo.

Isso é feito enviando uma corrente elétrica através do cristal, fazendo-o pulsar. A frequência da vibração é traduzida por um circuito em um pequeno motor que aciona as mãos.

Os relógios de movimento de quartzo são alguns dos relógios mais precisos disponíveis, embora exijam uma bateria nova de tempos em tempos.

Agora que você sabe o que impulsiona um relógio, listamos a seguir os principais tipos de relógio de pulso disponíveis no mercado. Confira!

Relógio Cronógrafo

Este é sem dúvida o tipo de relógio mais popular vendido atualmente. Mas o que muitos não sabem é que os relógios cronógrafos não são uma invenção recente.

No início dos anos 1800, o rei Luís XVIII da França queria cronometrar corridas de cavalos com mais precisão, então colocou o relojoeiro real trabalhando para criar o que seria conhecido como o relógio cronógrafo.

Estes relógios têm uma grande variedade de estilos, mas são sempre reconhecíveis pelos botões laterais. A maioria dos relógios cronógrafos tem um mostrador principal e três mostradores menores.

Relógios de mergulho

Um relógio de mergulho foi projetado exatamente para o que o nome sugere. Esse tipo de relógio é construído de tal maneira que continuará funcionando perfeitamente no pulso de um mergulhador.

É resistente não apenas à água em si, mas também à pressão da água. Os relógios de mergulho têm um painel giratório para permitir que o mergulhador rastreie seu suprimento de ar restante.

O relógio típico de um mergulhador tem uma resistência à água entre 500 e 1.000 pés, embora existam alguns projetos recentes que oferecem resistência à água em profundidades maiores.

Relógios Militares

Este é um tipo de relógio que muitos não percebem que existe, mas a introdução de relógios especialmente projetados para membros das forças armadas no século XIX levou diretamente à popularização de relógios de pulso entre a população em geral.

Quando os militares usavam seus relógios em casa enquanto estavam de licença, todos queriam saber onde conseguir um. Os relojoeiros conheciam assim um mercado faminto por esses relógios.

As forças armadas têm sido a força motriz por trás das inovações no design de relógios. Durante as campanhas, os soldados precisavam sincronizar seus
relógios precisamente para cronometrar as manobras.

Relógio para Piloto

Uma ramificação de relógios militares, os relógios de piloto foram criados para
ajudar os pilotos militares a acompanharem o tempo de uma maneira portátil e que exigia pouca atenção do piloto, mantendo as mãos livres para coisas mais
importantes, como pilotar o avião.

Os relógios de piloto geralmente apresentam mostradores grandes e facilmente legíveis, geralmente com ponteiros que brilham no escuro para permitir que o piloto use o relógio em condições de pouca luz.

Os pilotos militares são a razão pela qual os relógios continuam tendendo a
rostos e mostradores maiores nas últimas décadas.

Relógios digitais

Estes podem ser os relógios mais baratos atualmente. Um relógio digital requer que a bateria funcione, obviamente, mas o que você pode não perceber é que a única diferença entre relógios digitais e relógios analógicos não mecânicos é a maneira como eles exibem as horas.

Relógio digital mormaii
Relógio digital mormaii digi verde mo6600ac/8v

Os relógios digitais acompanham o movimento do cristal de quartzo, mas em vez de usar a vibração do cristal para alimentar um motor que move as mãos, os circuitos dentro de um relógio digital convertem essa vibração em sinais eletrônicos que mostram o tempo em números na tela.

Relógios de luxo

Durante séculos, cada relógio poderia ter sido considerado um relógio de luxo, pois apenas os ricos podiam se dar ao luxo de ter um relógio feito à mão, que era a única opção até o século XX.

Nesse ponto, a produção em massa e os avanços na tecnologia trouxeram o custo dos relógios ao alcance da maioria das pessoas.

Esses avanços levaram a ainda mais novas técnicas, que tornaram os relógios
de luxo realmente luxuosos hoje. Designers como Cartier, Versace e outros começaram a projetar relógios para a elite, alguns vendidos por milhões de dólares.

Relógios de triatlo

Estes relógios foram projetados especificamente para atender às necessidades dos triatletas.

Um triatlo consiste em corrida, natação e ciclismo, o que significa que esses
relógios precisam ser à prova d´água, mas também precisam rastrear três atividades diferentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *