Curry: o que é, benefícios e como usar na comida

Quem não gosta de um temperinho na comida? Um dos mais conhecidos e usado na cozinha é o curry – com sabor e cor fortes. 

Mas você já se aventurou em saber mais detalhes sobre esse componente das suas refeições?

Por exemplo, você sabe do que é feito o curry? Além disso, sabe como usá-lo na comida e, principalmente, os seus diversos benefícios?

Não? Então esse post chegou para te ajudar a consumir o curry sabendo sobre como ele é importante e pode ser ainda mais essencial no seu dia a dia.

Afinal, esse é um dos temperos mais utilizados, se contemplando na culinária asiática, mas que logo em seguida conquistou todas as outras regiões.

O curry é uma mistura de especiarias indianas, com um gosto agradável e popular ao que o brasileiro gosta. 

curry tempero

Do que é feito o curry? 

O curry é um tempero produzido por mais de um alimento, embora muitos dizem que ele é a projeção de apenas uma composição que é transformada em pó.

Mesmo sem ter uma fórmula certa, seus componentes principais são: cominho, coentro e cúrcuma.

Mas alguns especialistas dizem que outros itens ainda podem ser encontrados na sua fórmula, como a pimenta preta, o gengibre, açafrão, folhas de louro e, ainda, o cardamomo.

Além dessas, você ainda poderá sentir a presença de cravo e canela. Uma curiosidade é que na Índia as pessoas costumam fazer o seu próprio curry, unindo partes desses componentes.

Se você ainda não experimentou o curry, foi por qual motivo? Olha a quantidade de ingredientes bons que ele pode ter!

Conheça os benefícios do curry para a sua saúde 

Assim como não conhecia muitos dos seus componentes, você também não deve ter ideia da quantidade de benefícios que o curry traz para a sua saúde. E  são muitos.

Isso tudo se deve ao fato de ele ter vários componentes. Dessa forma, se torna benéfico em vários aspectos, principalmente associados à prevenção de doenças.

1) Melhor digestão 

O curry é um ingrediente fundamental para ajudar a melhorar a digestão, pois os seus componentes colaboram para o funcionamento do sistema digestivo.

Quem mais colabora para este benefício são o cardamomo e a pimenta, colaborando para evitar problemas no estômago e de constipação.

2) Emagrecimento 

Antes de começar falando, é importante ressaltar que o curry por si só, não faz com que você emagreça, ok? Ele é um contribuinte essencial para o processo de emagrecimento.

O curry auxilia, pois os seus ingredientes possuem propriedades termogênicas – ajudando a ativar o metabolismo. Isso ajuda a aumentar o gasto de calorias no organismo. Entre os elementos estão a pimenta e a canela, principalmente.

3) Envelhecimento 

Esse benefício e o do emagrecimento é o mais comemorado pelas pessoas. O curry também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Ele é um tempero rico em substâncias antioxidantes.

Dessa forma, essas substâncias atuam para bloquear e reduzir ação de alguns radicais livres do nosso organismo.

Estes radicais causam danos oxidativos e morte celular, o que origina várias doenças degenerativas.

4) Fortalece o sistema imunológico 

Pelo fato de possuir vários ingredientes, o curry também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O açafrão é conhecido pelo seu poder curativo, sendo rico em substâncias oxidantes e várias vitaminas.

As principais são as vitaminas A, C e B6 – essenciais para defesa e combate às infecções do organismo. Outro ingrediente que pode estar no curry e que atua no sistema imunológico é o gengibre.

5) Reduz dores e inchaços 

O curry também é bom para a redução de dores e inchaços, pois tem ingredientes com propriedades anti-inflamatórias. Essas dores que ele reduz podem ser musculares ou, também, nas articulações.

curry tempero em tubo

Outros benefícios do curry 

Além desses benefícios mencionados, o tempero ainda conta com outros diversos benefícios para a saúde, de forma gradual ou imediata. São eles:

– redução do risco de desenvolver câncer;

– redução do risco de desenvolver problemas neurológicos;

– ajuda a melhorar a saúde do coração;

– tem propriedades antidepressivas;

– controle do nível de glicemia;

– combate ao Alzheimer;

Como utilizar o curry na comida? 

Vale lembrar que o curry é um tempero e pode ser utilizado em diversas receitas na sua alimentação diária. 

Ele geralmente é mais utilizado em pratos que levam carnes e frangos, mas não impede que vegetarianos e veganos possam desfrutar do tempero.

Isso porque o curry pode ser bem utilizado e fica satisfatório para o preparo de legumes e leguminosas, tais como cenoura, batata, lentilha e outros. 

Entretanto, ainda pode ser encaixado no arroz, na salada, sopa, macarrão e diversos outros pratos diários – básicos ou sofisticados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *