6 dicas para escolher a cadeira de escritório ideal

Um dos principais componentes de um local de trabalho é a cadeira. Ela é responsável por deixar a sua rotina ainda mais confortável. Mas como escolher uma cadeira ideal, você sabe? Esse post vai te ajudar!

Pode parecer um pouco estranho falar da importância de uma cadeira, mas não se assuste. É necessário demais essa discussão, pois vai muito além de uma vaidade de trabalho.

Escolher uma cadeira de escritório ideal é um fator decisivo também para a sua saúde, pois ela impacta em fatores como postura, problemas na coluna, dores musculares e outros sintomas.

Você já ouviu falar de ergonomia?

Pois bem, se não ouviu você está no lugar certo para entender o que seria isso.

Saiba que a sua cadeira de escritório precisa seguir os padrões de ergonomia e de qualidade para trazer o conforto adequado e não causar danos no futuro.

Como assim no futuro? Isso mesmo, pois quem escolhe qualquer cadeira hoje, amanhã pode não sentir nada, mas daqui a alguns anos poderá estar com muitos sintomas desagradáveis. 

coluna

Por que a cadeira deve ser ergonômica? 

A ergonomia nada mais é do que uma ciência que estuda parâmetros antropométricos, biomecânicos e psicossociais.

O objetivo da ergonomia é o de adaptar as atividades laborais, como ambientes, máquinas e objetos, às necessidades humanas, sejam elas físicas, mentais e/ou psicológicas.

A ergonomia tem uma legislação que é estabelecida com base nos riscos rigorosos estudados com base nas atividades do cotidiano. A partir delas, são estabelecidas soluções adequadas junto aos profissionais, como os fisioterapeutas.

Há, ainda, os riscos ergonômicos. Eles são compostos por alguns fatores que podem prejudicar o equilíbrio e bem estar do trabalhador.

Por isso a necessidade da sua cadeira ser com base nos padrões e cuidados ergonômicos. 

Exemplo disso é ficar horas sentado em uma cadeira sem poder apoiar os pés no chão, ou então não poder realizar movimentos ou rodízios com ela, ou não ter apoio lombar (encosto).

Tudo isso pode prejudicar a saúde, o corpo, postura e funcionamento das partes do corpo de um indivíduo.

foto cadeira ergonomica

6 dicas para escolher a cadeira de escritório ideal

Pensando nisso, o Blog Você traz algumas dicas para ajudá-lo a escolher uma cadeira de escritório ideal para o seu trabalho, seja ele em uma empresa ou no modelo home office.

#1 Altura do assento

A primeira dica é verificar a altura do assento da sua cadeira. Ela permite ser regulada?

Isso é muito importante para que você tenha dinamicidade com os pés e possa colocá-los apoiados nos pés da cadeira ou no chão quando for necessário.

Além disso, os trabalhadores apresentam alturas variadas. Logo, é de suma importância uma cadeira ter a opção de ser reajustável. Essa, inclusive, é uma recomendação da NR17.

#2 Bordas frontais

Você precisa também se atentar a esse detalhe. Todas as cadeiras ideais para escritório precisam ter bordas frontais arredondadas para que não machuque as pernas.

#3 Regulagens

É importante também se atentar a esse detalhe, embora pareça apenas uma característica da cadeira. Mas, não. A regulagem de uma cadeira de escritório é muito importante.

As cadeiras apresentam diversos tipos de regulagens e você pode escolher a que mais se encaixa no objetivo de trabalho que você quer.

Por exemplo, uma cadeira do modelo de diretor ou presidente tem um encosto bem mais reclinado e pode ser reajustado de várias formas.

Especialistas garantem que esse ajuste, regulagem ou reclinagem é de suma importância para o conforto e saúde dos trabalhadores. Mas, precisa ser avaliada de acordo com perfil do usuário.

Como assim perfil? Analise o seu porte físico, tipo de trabalho que você exerce, se é uma atividade mais agitada ou mais monótona, se você precisa se esticar, se vai fazer muitas movimentações… são esses os detalhes.

homem na cadeira

#4 Material

Verifique o material da cadeira que você pretende comprar ou já comprou (caso precise trocar). As cadeiras de escritório precisam ser duráveis e ter conforto.

Dessa forma, não negligencie ou pense que qualquer uma é válida para o que você precisa. Dê valor a uma cadeira de qualidade.

É recomendável que uma cadeira adequada seja lisa, estofada e revestida com uma material que permita o usuário transpirar de forma que não seja prejudicial ou passe algum incômodo.

#5 Suporte

Além da cadeira ter regulagem e um material de qualidade, é necessário ter um suporte para a lombar. Este suporte nada mais é que um encosto ajustável em altura e é levemente adaptado ao porte físico do usuário.

É muito importante ter uma cadeira com suporte lombar resistente e fixo para que proteja a sua região das costas com eficácia.

#6 Suporte aos braços

“Nossa, mas tanto suporte assim?” 

É importante, pode acreditar. Você não pode negligenciar que a sua cadeira de escritório tenha um suporte para os braços.

Claro, que esse é um detalhe e nem todas têm esta opção. Mas, se você puder escolher uma com esse recurso é bom para dar suavidade aos membros superiores e evitar que ele fique somente debruçado sobre a mesa em uma única posição.

Esse apoio também é regulável, variando de 20 a 25cm a partir da superfície do assento. Isso também ajuda a evitar lesões.

Gostou dessas dicas? Escolher uma cadeira parece uma tarefa qualquer e sem importância, mas é de suma importância para preservar o seu corpo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *