Dicas para fazer seu filhote parar de morder

Você tem um pet e está estranhando o fato dele morder tudo o que vê pela frente? Não se preocupe, pois isso é mais normal do que parece. E, por isso, nesse post você vai encontrar algumas dicas de como fazer seu filhote parar de morder.

Bom, alguns donos de cães até consideram essas mordidas legais e uma forma do filhote demonstrar carinho. No entanto, é preciso começar a ter o controle dessa mordidas desde cedo.

O motivo? É simples, os pets podem não ter o controle sobre o que estão mordendo, pois ainda são filhotes, então podem trazer grandes prejuízos se você não conseguir controlá-lo ainda no começo.

Muita gente, inclusive, não entende o porque os filhotes já nascem mordendo. Essa ação é muito provocada pelo fato dos cães tentarem aliviar a tensão da gengiva com o nascimento dos dentes. 

Essa ação é muito parecida com os bebês – e os famosos dentes de leite. A maior diferença é o fato de que os cães já percorrem a casa toda e podem ter acesso a todos os objetos da casa.

O cão também começa a morder por alguns motivos específicos, como ansiedade e isolamento. Se ele se sentir no tédio sem ter o que fazer, ele ocupará o tempo mordendo as coisas. 

Como evitar isso? Vamos as dicas!

pet mordendo

Compre mordedores para o seu filhote

Nessa fase, você pode começar optando em comprar algo para o seu filhote morder, em vez das coisas pela casa.

Além disso, não basta comprar e entregar ao cão, você precisa ensiná-lo a morder. Trabalhe com ele essa ação com aquele novo objeto para que ele se acostume.

Dessa forma, sempre que sentir a necessidade, ele vai diretamente procurar esse objeto para morder, e não o que estiver pela frente. Esses mordedores podem ser encontrados nos mais diversos formatos – alguns podem ser bem atrativos e cativar o seu pet.

Essa dica está em primeiro pois ela é ideal. Isso mesmo, antes mesmo do seu pet começar a morder qualquer coisa é recomendável já ter um mordedor, pelo menos básico, para ele já se adaptar. 

Isso ajudará com que ele não crie um hábito de sair mordendo tudo por aí, principalmente quando estiver em locais fora da sua residência.

Mostre autoridade ao mandar parar de morder

Outra dica importante é a postura na hora de falar com o seu pet. Você vai precisar ensiná-lo que não pode sair mordendo tudo por aí e vai ter que trocar esse hábito por outros, como o mencionado acima (mordedor). Para isso, saiba ter autoridade.

Lógico, o seu filhote receberá todo o carinho do mundo durante a maior parte do tempo, mas nessas horas você precisa ter postura ao falar. Não ria ou demonstre que aquilo está correto. Evite tom de brincadeira e fale sério com ele.

Isso ajudará com que ele comece a aprender aos poucos a noção de limites dentro do lar e a pegar sempre o mordedor quando quiser morder algo.

Mostre que aquilo não é legal

Isso mesmo, você precisa demonstrar para o seu filhote que sair mordendo tudo não é legal, inclusive você mesmo. Mas, como fazer isso?

Provavelmente o seu cachorro vai ter a mania de te morder também. Embora você goste ou possa considerar isso normal. No início, para educar, mostre a ele que está sentindo dor e pode estar te machucando.

Demonstre ao seu filhote que não ficou feliz com a mordida e mostre a ele as coisas danificadas. Ele não entenderá 100%, mas você entregará o mordedor a ele para ele se acostumar e aos poucos ele terá aquele objeto como foco maior na hora de procurar algo para morder.

Evite retirar a mão enquanto ele morde

Quando o seu filhote pet estiver mordendo a sua mão, evite tirar ela a força, muito menos abrir a boca dele para tentar parar. Deixe ele morder.

Isso, deixe a mão ali para ele terminar de morde e, em seguida, dê uma bronca nele. Sem ser agressivo.

Se você tirar a sua mão vai acabar por atiçar ele a morder ainda mais. Ele vai entender que é para continuar e você não vai conseguir fazer com que ele pare.

Mas, lembre-se. Nunca seja agressivo com o seu cãozinho. Por mais que você precise demonstrar seriedade e haja a necessidade de dar uma bronca, o objetivo não é fazer com ele tenha medo de você, tampouco machucá-lo.

Mude a atenção do cão para algo mais divertido

O ato de morder é gerado por ansiedade ou a necessidade de ocupar o tempo com algo. Então, você pode proporcionar alguma atividade ao seu pet que seja mais legal do que isso.

Por exemplo, se você perceber que tem um horário em específico que ele começa a morder as coisas, se é mais pela manhã, ou mais à tarde, tente mudar a rotina das atividades para ajudá-lo.

Leve ao jardim para brincar, role com ele no chão, ofereça um brinquedo, arremesse uma bolinha para ele se divertir com ela – mas supervisione para que ele não volte a morder nesse período. Você precisa demonstrar a ele que existem coisas mais divertidas do que só morder.

E aí, gostou das dicas? Então chegou a hora de tentar aplicá-las com o seu filhote e acabar com essa de perder objetos e roupas por excesso de marcas de mordida. Além disso, você vai ter a chance de se aproximar ainda mais dele com muita diversão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *