8 dicas para fazer seu home office mais produtivo

O trabalho em casa, também conhecido como home office, já vinha sendo apontado como tendência, e virou questão de sobrevivência para o mundo nos últimos dias.

Muitas empresas aproveitaram esse período de quarentena devido ao Coronavírus para estabelecer esse método aos funcionários.

Mas como fazer com que o home office se torne mais produtivo?

home office produtivo

Começar a trabalhar de casa não é uma tarefa fácil. É uma rotina diferente que necessita de muita mudança e adaptação. Afinal, ninguém cresce com a cultura de trabalhar dentro de casa.

O home office tem muitas vantagens, mas também as suas desvantagens. E, por isso, é preciso estar bem atento a todos os detalhes desse método de trabalho para manter uma boa produtividade.

Como funciona o home office?

O trabalho home office foi adotado para classificar aqueles profissionais que desempenham suas funções em casa ou espaços alternativos (como coworkings, shoppings, cafés, casas de cultura e outros).

Os profissionais que mais adotam esse método de trabalho são os autônomos e freelancers. No entanto, muitas empresas começaram a adotar esse esquema como vantagem e modo de engajar ou premiar seus funcionários.

Um escritório em casa permite mobilidade, flexibilidade, autonomia e outras vantagens.

Além disso, é uma excelente forma de economia, para empregados e empregadores. Podemos citar gastos com transporte, alimentação, energia e até mesmo desgaste físico.

8 formas de fazer um home office mais produtivo

1- Crie uma rotina

A diferença do home office para o trabalho presencial e tradicional é uma maior autonomia. Não costuma ter uma rigidez a horário e atividades. Mas é necessário ter bastante organização.

Se você já trabalha presencialmente em algum local e sabe como funciona, tente criar uma rotina para o seu trabalho home office. Isso fará com que ele se torne mais produtivo.

Estabeleça horários para as suas atividades. Além disso, tenha um planejamento, a hora que irá acordar, almoçar, descansar e terminar de trabalhar.

Não deixe avulso para que você perceba uma produtividade maior.

2 – Monte o seu ambiente

Para começar um excelente home office, monte o seu ambiente de trabalho em casa de uma forma que se pareça realmente com um escritório.

Não deixe uma aparência de casa, bem bagunça e sem organização, para que a sua mente reaja aos estímulos de trabalho como se estivesse em uma firma.

Escolha o espaço ideal na sua casa (se for o caso), compre o que estiver faltando, se mesa, cadeira ou outros utensílios.

Escolha um local arejado e que você se se sinta confortável.

3 – Tenha recursos próprios

É muito importante ter recursos disponíveis para trabalhar em casa.

Se você é um profissional autônomo ou freelancer, muito provavelmente precisará de um notebook, celular, impressoras e outros recursos eletrônicos.

Além disso, se achar necessário tenha materiais próprios de acordo com a sua tarefa.

Por exemplo, vai precisar de calculadora, tenha uma; se régua ou blocos de anotações, compre alguns; caso a sua necessidade for pastas para guardar arquivos, mantenha seus documentos organizados.

4 – Cuidado com o barulho

Essa dica é muito importante, principalmente para as atividades de home office que exijam concentração. No seu ambiente, evite recursos sonoros que te distraiam.

Uma forma disso acontecer é deixar televisão em um volume ambiente e o som do computador desligado.

Além disso, mantenha o seu celular no silencioso ou para vibrar. Isso evita a distração constante.

5 – Determine prazos

Para um home office produtivo, defina prazos para as suas atividades. Assim como em um ambiente tradicional de trabalho, em firmas e repartições, estabeleça datas para você concluir o seu trabalho.

Isso ajudará com que você não prolongue algumas tarefas e as acumule. É uma excelente maneira de entregar tudo o que precisa ser entregue e ser bastante produtivo.

6 – Usufrua da sua flexibilidade

Uma das principais características de um trabalho home office é uma rotina de trabalho flexível.

A não necessidade de um horário para chegada e saída é o que anima bastante os trabalhadores. Por isso, aproveite essa vantagem.

Sempre que puder, pare, descanse e coloque outras tarefas e atividades dentro do seu horário. Tarefas essas que não atrapalhem ou desviem muito o foco do trabalho.

7 – Veja pessoas!

O home office não é um sinônimo de exclusão e isolamento.

Para o seu trabalho ser bastante produtivo, tenha relacionamento com outras pessoas dentro da medida do possível.

8 – Encerre para valer

Quando o seu trabalho acabar, tente se desligar um pouco do ambiente de trabalho. O home office tem uma característica de constância, estar sempre disponível.

Controle esse ponto de uma maneira favorável e que torne a sua rotina produtiva, para que no outro dia você se sinta mais confortável.

E você, já experimentou o home office? Como tem sido a sua rotina de trabalho? Comente abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *