É melhor ter eletrodomésticos 110v ou 220v?

Um fator importantíssimo a ser levado em conta na hora de comprar um eletrodoméstico é a voltagem. Mas nem todo mundo leva isso em consideração. O que você costuma escolher: 110v ou 220v?

Grande parte dos estados do Brasil oferece à população uma tensão elétrica de 110v. Mas alguns, como Goiás e Paraíba, têm voltagem de 220.

De acordo com estudos, não há diferença técnica entre as duas voltagens.

Dessa forma, o desempenho técnico dos aparelhos costuma ser o mesmo, com a escolha sendo mais de acordo com a disponibilidade de cada região.

Em geral, tudo não passa de uma predominância regional. Nos países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de voltagem 220, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos predomina a voltagem 110.

Eletrodoméstico 220v consome menos energia?

Esse é um mito que existe há anos e que já pode ser desvendado. Pesquisas e especialistas revelam que isso é mentira.

O consumo de ambos é o mesmo e não necessariamente refletirá em uma economia na conta de luz.

O conceito de potência elétrica pode ser dado pela quantidade de conversão de energia elétrica em trabalho.

É basicamente uma relação entre tensão elétrica e corrente elétrica, que é expressada com a fórmula P = V x I, o que significa a potência é igual a tensão elétrica multiplicada pela corrente elétrica.

Com esse cálculo, ao mudar a voltagem de 110 para 220 haverá uma mudança na corrente elétrica.

O melhor exemplo a ser usado é o chuveiro elétrico, que para se manter aquecido pode haver mudanças de voltagem.

Nesse caso, haverá uma modificação na corrente elétrica caso mude a tensão, mas isso não refletirá no consumo de energia, uma vez que a potência é o que reflete no consumo.

Se mantida a potência, não haverá redução no consumo elétrico.

eletrodoméstico voltagem tomada

O que é mais vantajoso? 110v ou 220v?

Nos últimos anos, reduziu o número de vendas de aparelhos com voltagem em 220, mas ainda assim é possível ver muitas opções. 

O que muita gente se pergunta é sobre a vantagem, entre 110v e 220v, o que seria mais vantajoso? A resposta é que isso é variável e depende muito.

Em um estudo, o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) explicou como funciona o circuito elétrico dentro dos eletrodomésticos presente no cotidiano dos brasileiros.

Segundo a explicação, quando há o plug de um aparelho eletrodoméstico na tomada, há dois polos. Em um entram elétrons, enquanto no outro saem elétrons.

Na travessia, o aparelho serve de intermediário e coloca-se em funcionamento, ocorrendo a travessia de elétrons de um polo ao outro.

Isso aciona os motores e aquece espirais.

“Considerando-se alguns padrões de funcionamento, uma geladeira funcionando no 220V economiza menos de 10% de energia se comparada a uma de 110V. Mas já uma secadora de roupas ligada no 220V gasta, em média, 30% a menos, uma economia expressiva”, disse o professor do Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Luiz Nunes de Oliveira.

Ele explica que em alguns casos o 220V é mais vantajoso, como em chuveiros elétricos, aquecedores, secadores de cabelo, secadoras de roupa, entre outros. 

Que tipo de voltagem mais predomina no país?

No Brasil, o que mais predomina é a voltagem em 110v. A Universidade de São Paulo explica que isso é muito mais por uma questão de segurança.

Isso porque um choque em uma tomada de 220v é duplamente mais perigoso, pois é praticamente fazer o papel de dois aparelhos (servindo de intermediário para entrada e saída de elétrons).

De acordo com Dados da própria Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abradee), a maioria dos estados das regiões Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utilizam 110v (127v), enquanto que no Sul, Nordeste, Distrito Federal e Goiás a voltagem é o 220.

Dessa forma, se você quer escolher um eletrodoméstico e está na dúvida por conta da voltagem, o melhor a se fazer primeiramente é saber o que a tomada da sua residência suporta.

Caso possa escolher entre as duas opções pois na sua casa há tomada com as duas voltagens, veja o que o aparelho oferece.

Na dúvida, o 110v pode ser o mais recomendado. Mas isso é variável conforme a região e aparelho escolhido, tendo em vista a potência elétrica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *