E quando a geladeira não gela? Conheça as possíveis causas

Todo brasileiro que se denomina raiz já teve dificuldades com a sua geladeira. Quem nunca já colocou algo para gelar, deixou passar bastante tempo, foi na expectativa e continuava da mesma maneira?

Esses problemas são bem comuns. Embora essa seja uma das principais funções, pode acontecer de a geladeira parar de gelar ou então não gelar na intensidade desejada.

Bateu aquele desespero, de pensar que será preciso comprar outra urgentemente?

Mas calma. São várias as causas que podem fazer com que isso aconteça e há soluções que podem ser sanadas com pequenos ajustes ou reparos.

geladeira não gela

Para tentar solucionar esse problema, confira abaixo algumas das principais possíveis causas e fique atento se isso não pode estar atrapalhando o seu congelamento.

Porta mal fechada

Esse é um motivo muito básico e fácil de ser solucionado. Muita das vezes os alimentos ou bebidas não gelam ou congelam o essencial pelo simples fato da porta não ter sido fechada de maneira correta.

O que seria fechar a porta de maneira correta? É o simples fato de fechá-la até o final com aquela pressão necessária.

Às vezes, algum objeto, jarra, bandeja ou gaveta pode impedir o fechamento até o final.

Caso isso aconteça, melhore a organização dos itens de sua geladeira para que ela feche corretamente e seus alimentos possam congelar com deseja.

Abre e fecha

Essa causa é muito comum, principalmente em residências com criança.

Evite abrir frequentemente a geladeira, pois isso dificulta o congelamento e até o gelamento dos itens que ela armazena.

A geladeira foi feita para permanecer a maior parte do tempo fechada. Deixe essa orientações aos seus filhos ou membros da casa, para que evitem até mesmo ficar com ela aberta por muito tempo.

Temperatura

Ajuste a temperatura da sua geladeira de acordo com a quantidade de elementos dentro dela, seja na parte de baixo ou no congelador. Se você encher qualquer parte dela, é necessário aumentar a temperatura para que ela se adeque.

A temperatura precisa variar conforme a quantidade de alimentos. Esse ajuste na temperatura também pode variar conforme o modelo da sua geladeira.

Algumas geladeira, inclusive, possuem ajustes automáticos para climatizá-la. Veja isso ao adquiri-la e aprenda o manuseio. Caso você não preste atenção, isso pode se tornar um dos motivos pelo fato de não dar vazão.

Borracha velha ou muito gasta

Outro motivo que pode não deixar a sua geladeira gelar é a situação da borracha que fica na porta.

Uma das principais funções da borracha é vedar o aparelho e impedir que o ar gelado saia. Com a borracha gasta, é quase que nula as chances de não haver fuga.

Além disso, pode fazer com que haja aumento na conta de luz pois consumirá ainda mais energia, havendo ainda uma sobrecarga.

A solução é fácil. Basta comprar uma nova borracha e você mesmo pode realizar a troca, sem necessidade de acionar alguma manutenção.

Resistência

A geladeira conta com uma placa fria para ajudar no resfriamento, e quando o condensador desliga, a resistência da placa faz com que ela esquente. O objetivo é provocar o derretimento do gelo que se acumula nos compartimentos.

Em situações que a resistência queima a placa não conseguirá mais derreter o gelo, gerando acúmulo. Isso impede a conservação do alimento e que sejam mantidas as principais funções da geladeira. Esse problema é melhor ser solucionado por um técnico.

E aí, você já passou por algum desses problemas com a sua geladeira? Se sim, ou conhece outros, compartilhe nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *