Por que não é recomendável colocar geladeira perto de fogão

A arrumação dos cômodos de uma casa é uma tarefa bem desafiadora, principalmente em se tratando da cozinha.

Esse é o espaço no qual as pessoas costumam ter mais dificuldade de arrumação, seja em um espaço grande ou pequeno, as dúvidas sempre surgem.

Uma das dúvidas principais que costumam pairar sobre as cabeças é: como alocar fogão e geladeira dentro daquele espaço. É recomendável que fiquem juntos?

De uma coisa temos certeza, esses são os dois eletrodomésticos mais importantes da cozinha e não podem faltar. Agora, a arrumação deles dentro do espaço vai variar muito e pode ser levado em conta diversos fatores.

geladeira perto de fogão

É importante separar fogão e geladeira? Sim!

Em tese, não há estudos científicos ou teorias que comprovam essa afirmação. Mas ela pode ser reafirmada devido a uma séries de fatores.

O primeiro motivo a ser especificado pode ser operacional. Isso, pois fogão e geladeira em sua totalidade são eletrodomésticos que consomem muita energia. Por essa questão, já precisam manter uma certa distância.

A geladeira ou refrigerador ainda consome mais energia do que o fogão. Além disso, ambos são eletrodomésticos que ficam ligados constantemente. 

O que pode acontecer em situações em que geladeira e fogão são alocados lado a lado? Pode dificultar a principal funcionalidade, sendo a do fogão de aquecer e a da geladeira de refrigerar.

Isso quando ambos estiverem ligados simultaneamente.

Qual a distância ideal para mantê-los separados?

Assim como não há nada comprovado sobre a especificidade de ter que mantê-los separados, também não há uma distância meramente definida. Mas há as devidas recomendações que podem ser seguidas como medidas preventivas.

Estudos da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, revelam que a melhor distância é de 1,2 a 2,7 metros entre o fogão e a geladeira. 

A recomendação é dos estudiosos Marilyn W. Caselman e Lelland L. Gallup, que viram essa como uma distância suficiente para manter os dois eletrodomésticos funcionando de maneira que não interfiram um no outro. Além disso, sem prejudicar a boa circulação no espaço da cozinha.

Separar geladeira e fogão é útil para a logística de espaço

Além do fator funcionalidade, é importante destacar o fator espaço que a sua cozinha dispõe. Seja ele grande ou reduzido, colocar a geladeira e fogão lado a lado pode reduzir não só as opções de alocação de outros itens, mas atrapalhar a locomoção ali dentro.

Você colocando ambos os eletrodomésticos separados poderá ter um espaço maior de bancada, principalmente quando tiver que tirar um alimento de dentro da geladeira ou tiver que fazer alguma limpeza.

Nesses casos, ter o fogão lado a lado pode atrapalhar ou ter que fazer dele um suporte de itens (o que não é muito legal, não é?).

geladeira perto de fogão

Você ainda evitará que as portas de ambos possam bater uma na outra. É uma péssima ideia pensar alguém abrindo a sua geladeira com força ou rápido a ponto dela esbarrar no fogão e danificá-lo, ou vice-versa.

Por esse motivo, deixá-los separados é importante por um fator de logística, de organização e planejamento. Fica melhor na questão operacional e de locomoção.

Muita gente aconselha separá-los com um móvel. Mas, essa arrumação deve ser realizada de sua preferência, com o seu estilo. Afinal, é você que vai utilizar a cozinha e está investindo nela.

Como você organiza a sua cozinha? A geladeira e fogão ficam separados um do outro? O que você usou para separá-los? Conta a sua experiência nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *