Higiene do bebê: 5 produtos que você precisa ter

Você é papai ou mamãe de primeira viagem? Independentemente se a resposta for sim ou não, um dos cuidados mais importantes que um bebê necessita é a higiene.

Os primeiros meses e anos de vida são aqueles em que o bebê mais precisa do apoio dos pais. Afinal, ninguém nasce já sabendo tudo, não é?

Por isso, os papais e mamães precisam conhecer os principais produtos e formas corretas de praticar a higiene dos filhos.

Higiene do bebê

Outro fator que ressalta a importância dessa prática é a constância de visitas. Essa é uma fase na qual muitos parentes e amigos irão visitá-lo e o bebê precisará de higiene contínua, para evitar qualquer contaminação devido a sua imunidade baixa.

Além disso, o recém-nascido ainda não trabalha bem aos estímulos de necessidades fisiológicas. Por isso, a necessidade de fraldas descartáveis.

Mas apenas isso não basta. A higiene vai além de apenas trocar a fralda do bebê.

Pensando nisso, separamos 5 produtos para bebês que você precisa ter em casa ou na bolsa para a higiene do bebê.

#1 Aspirador nasal

O aspirador nasal não é um produto popular e comum, que todo bebê usa (mas deveria). É essencial e traz inúmeros benefícios.

O bebê ainda não tem autonomia e capacidade para assoar o nariz sozinho. E a higiene nasal é um dos fatores importantes nessa fase.

Por isso, o aspirador deve ser um produto sempre presente junto com os pais da criança.

O aspirador nasal costuma trazer uma ponta flexível, de silicone, que não machuca a parte interna, tampouco a externa, do nariz do bebê.

O produto ainda conta com um reservatório para o muco sob a tampa e pode ser desmontado.

Os especialistas recomendam e dizem que auxilia no combate a gripes e resfriados.

#2 Tesoura ou cortador de unhas

Outro produto essencial para a higiene do bebê é o cortador de unha ou tesourinha, como também é conhecido. Manter a unha do recém-nascido aparada, por mais que seja pequena, é essencial.

Muitos pais pensam que é bobeira e que essa fase não precisa desse tipo de cuidado. Mas não. Engana-se quem pensa assim.

O primeiro corte é realizado ainda na maternidade, geralmente sobre orientação da equipe médica e/ou de enfermagem.

Não existe um tempo mínimo recomendado para os pais esperarem entre um corte e outro. Isso varia, de acordo com o bebê.

No início, pode ser uma tarefa difícil, pois as unhas são finas e flexíveis. Mas tenha paciência e cuidado.

A recomendação é utilizar cortadores de unhas pequenos, tesouras com pontas redondas, sem risco de machucar.

Há muitos kits a venda que já incluem a tesourinha, sem a necessidade de comprá-la separadamente.

#3 Hidratante

Engana-se quem pensa que o hidratante é uma prática apenas para as mulheres e homens vaidosos.

É essencial que os papais e mamães invistam em um bom hidratante para a pele do bebê. A recomendação é passá-lo logo após o banho, durante uma massagem, com a pele sequinha.

Atenção! O hidratante do bebê jamais poderá ser o mesmo da mãe ou do pai, uma vez que os produtos dos adultos têm composições que podem fazer mal a criança.

#4 Luva ou escova para os dentes

Mesmo antes dos primeiros dentinhos crescerem, a higiene bucal faz parte dos cuidados do bebê. Dois produtos essenciais para os pais são a luva e a escova de dente, ambas próprias para recém-nascido.

A luva é utilizada para o período ainda sem dentes. É necessário umedecer a luva e passar na região da boca, língua e bochecha.

Há diversos tipos de luvas, entre elas, as estampadas e coloridas que podem fazer a diversão da criança enquanto você pratica a higiene. Quando os dentinhos crescerem, troque para a escova dental.

#5 Pomada para assadura

A pomada para assadura é um produto mais que essencial. Nessa fase, os bebês vão apresentar muitas assaduras devido à umidade da fralda na região genital.

Isso ocorre principalmente pelo excesso de dobrinhas no corpo do bebê. Escolha a melhor pomada de acordo com a necessidade de seu bebê e, se achar melhor, peça ajuda ao seu pediatra.

Observe a textura da pomada e os componentes que nela contém. A pomada de assadura dos bebês é tão eficaz que muitos adultos a utilizam e funciona.

#Bônus

O top 5 de produtos que você deve ter para a higiene do seu bebê foi concluído. Mas resta uma dica bônus para ajudar ainda mais nesse processo!

Há alguns outros recursos essenciais que devem estar sempre no checklist dos pais. Além desses já citados, na bolsa do bebê não pode faltar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *