Ideias para usar fantoches na Educação Infantil

Você tem habilidades manuais, coordenação motora e criatividade? Se a resposta for sim ou se for não, saiba que é possível desenvolver todas essas habilidades com o uso de fantoches.

Geralmente eles são muito utilizados na Educação Infantil. Ah, e vamos logo adiantando: as crianças adoram.

Você que é professor muito provavelmente já deve ter utilizado fantoche em sala de aula ou em algum projeto, e percebeu o quanto eles interagem e se divertem, né?

Caso ainda não sabia, essa é uma excelente forma lúdica de ajudar no processo de alfabetização das crianças. E essa ferramenta não serve somente para os professores não.

caixa com fantoches para crianças

Você que é papai ou mamãe e que ajuda bastante o seu filho em casa, principalmente aquele que é bem tímido e socializa pouco, os fantoches podem ser ótimos amigos e ajudantes a despertar imaginação.

Afinal, a pandemia do Coronavírus e a quarentena reforçou essa necessidade dos responsáveis estarem sempre presentes e colaborarem junto com a escola na formação dos alunos.

E nesse post, você vai conferir algumas ideias de como você pode usar os fantoches na Educação Infantil e ajudar a melhorar esse processo lúdico de aprender brincando.

Você pode contar histórias

Uma das principais ideias e formas de como você pode utilizar fantoches na Educação Infantil é contando histórias. E podemos dizer que é uma das mais utilizadas pelos educadores.

Você pode personalizar o seu fantoche de acordo com o personagem da sua história, bem como apelidá-lo para que as crianças tenham ainda mais intimidade em chamá-lo pelo nome.

Esse processo pode criar uma proximidade maior das crianças com a história e elas se sentirão mais à vontade para interagir sempre que você solicitar.

Geralmente funciona da seguinte forma: você pega alguma história que já existe de um livro e adapta ela para contar com um fantoche. Você pode também aproveitar algum contexto ou lição na qual será será dada naquele momento. 

Alguns professores ainda aproveitam para caracterizar o cenário e dar ainda mais vida ao boneco e seu conto. As crianças, é claro, se divertem e participam.

Você pode cantar canções

Além de histórias, outra forma muito lúdica de você usar os fantoches é cantando canções, mais precisamente músicas infantis que são ensinadas em sala de aula.

Sabe aquelas músicas utilizadas para alfabetizar ou então contar histórias? Elas ajudam muito, principalmente para fixar alguma informação. Você pode ajudar a passar a letra da música com os bonecos.

Eles aprendem rapidamente, pois terão um incentivo. Primeiro, comece ensinando de forma devagar e pausada, e depois aumente a velocidade para o tempo normal da música. Mostre que o fantoche que você dará um nome não sabia e também aprendeu.

fantoches para crianças

Você pode ensinar conceitos e boas maneiras

Aos poucos, você irá perceber que os fantoches se tornarão quase que melhores amigos das crianças. E como melhores amigos eles sempre vão querer imitar o que fazem.

Essa é a boa hora para que você possa trabalhar boas maneiras ou novos conceitos, que tal?

Por exemplo, você pode falar para as crianças que o seu boneco não joga lixo no chão, não fala palavrão e nem bate no colega. Em seguida, perceba se eles começarão a mudar realmente as atitudes e aprimore.

Você pode incentivar a criatividade e imaginação

Para os que já são maiores, você pode ensinar e dizer que os fantoches são bonecos que os adultos dão vida. E que as crianças também podem aprender a fazer isso. Eles vão amar.

Você pode pedir que ele escolha um boneco, dê o nome para ele e inicie uma história. Peça para que ela fale características, diga de onde ele veio, o que mais gosta de fazer e apresente ele para as outras crianças.

Além disso, peça para que ele conte uma história por completa. Se ele já souber ler, é uma excelente maneira de você incentivar e trabalhar a leitura com uma história que já existe.

Você pode incentivar a alimentação saudável

Nessa fase, às vezes é difícil conscientizar. Ainda mais cheio de atrativos e pessoas querendo dar todo e qualquer tipo de alimentos para as crianças, né?

Então você pode utilizar os fantoches para incentivá-los quanto a alimentação saudável. Falar o quanto é importante comer frutas e ter um prato de almoço bem colorido.

Traga um personagem que diga os benefícios e conta uma história de como faz bem ter uma alimentação saudável. Faça atividades e mostre exemplos. Eles, com certeza, vão amar.

Gostou dessas dicas? Você já tem um fantoche em casa? Caso não, é possível improvisar ou adquirir um com as mais diversas características. Que tal colocar em prática uma dessas ideias? Depois deixe um comentário dizendo como foi a sua experiência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *