O que causa queda de pelo de cachorro?

Seu cachorro está soltando muito pelo e você não sabe mais o que fazer? A queda de pelo de cachorro em muitos casos é normal, mas pode ser motivo de preocupação quando se torna excessiva.

Mas, afinal de contas, por que o pelo do cachorro cai? A resposta é simples: o pelo envelhece.

Assim como os cabelos e pelos do nosso corpo caem, os pelos dos animais nascem, crescem, envelhecem e caem naturalmente.

De modo geral, não há motivos para preocupação.  O cachorro está apenas renovando sua pelagem.

Mas, se o tutor do animal perceber queda excessiva de pelos, cuidados devem ser tomados.

Queda de pelo de cachorro

Fatores que influenciam na queda

Como foi falado, a queda dos pelos é normal. No entanto, há fatores que são responsáveis por aumentar ou diminuir a quantidade dos pelos, sem que isso seja sinônimo de doenças ou problemas em geral.

– Temperatura: a queda costuma ser maior no verão porque é exatamente a época que ocorre a renovação da pelagem do cachorro. Isso acontece para que no inverno ele esteja preparado para o frio.

– Sexo: fêmeas costumam perder mais pelos durante o cio e gestação.

– Maturidade dos fios: fios finos e mais curtos atingem a maturidade mais precocemente, o que significa que cairá mais e com mais frequência que os outros tipos de pelos.

– Idade do cão: cães mais velhos perdem mais pelos.

Não existe uma regra exata para identificar o motivo pelo qual o pelo cai em maior quantidade.

O fator raça também é determinante para a queda. As raças que mais deixam rastros de pelos onde passam são:

  • Pug;
  • Yorkshire Terrier;
  • Chihuahua;
  • Beagle;
  • Labrador;
  • Pastor Alemão;
  • Buldogue Francês.

Queda excessiva? Veja possíveis causas

Pelos caindo em excesso pode ser um sintoma. Destacamos abaixo as maiores causas de queda.

Parasitas

Piolhos, pulgas, ácaros ou carrapatos podem influenciar não apenas na queda de pelos, mas na coceira intensa. Os locais mais afetados são o pescoço e dorso do animal.

Troca natural de pelos

Como já mencionado, a queda é um processo natural e pode acontecer por fatores como tempo, raça, sexo, idade do cão e maturidade dos fios.

Reação alérgica a remédio

Cachorros também podem ser alérgicos a algum medicamento, seja vitaminas ou de verme ou pulgas. Isso pode levar o cão a perder pelos em maior quantidade e frequência.

Estresse ou ansiedade

Cães também sofrem de ansiedade e estresse, sabia? Geralmente esses problemas estão relacionados à falta de atividade física ou à saudade do tutor. Nestes casos, a queda de pelos é em local específico.

Problemas na produção de hormônios

Outra causa da queda de pelos é o desequilíbrio na produção de hormônios. Para saber se este é o motivo, é preciso que o veterinário solicite exames para avaliar os níveis hormonais.

Reação alérgica a alimento

Se você incluiu algum tipo de alimento na dieta do cão e sentiu mudanças em seus pelos, o ideal é procurar um veterinário para diagnóstico e avaliação do melhor tipo de alimentação.

Como diminuir a queda dos pelos

Para amenizar a queda dos pelos – aqueles que caem naturalmente – cuidados podem ser tomados, como utilizar removedores de subpelos, por exemplo.

Seguindo as dicas, além de cair menos pelos, mais animal ficará mais saudável e bonito.

– Dê ração de qualidade: as rações premium e super premium são as que possuem os nutrientes até mesmo para melhorar a pelagem.

– Crie uma rotina de cuidados: dar banho regularmente, escovar os dentes e escovar e limpar os pelos faz com que os fungos e bactérias não se proliferem. Os desemboladores de pelos também pode ajudar nisso.

– Dê vacinas e remédios corretos: visite o veterinário para prevenir doenças e fazer check-ups.

– Passeie diariamente ou brinque: os cachorros ficam entediados e estressados quando não se exercitam com frequência, por isso, passeie com seu animal todos os dias.

Se você verificou todas as orientações e percebeu que seu cão tem queda de pelos maior que o normal, procure um veterinário para avaliação.

O profissional indicará exames ou remédio adequado para queda dos pelos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *