O que é melhor: ferro de passar ou vaporizador?

Uma nova modernidade tem ganhado a preferência e o gosto das pessoas. O vaporizador ocupou o espaço que era totalmente dominado pelo ferro de passar. Qual é o seu preferido?

Vale ressaltar que ambos são boas opções para a hora de passar roupa e não há como definir o certo ou o errado. Cada um tem sua vantagem e cabe a você escolher o que mais se adapta, principalmente na rotina do dia a dia.

Afinal, mesmo o vaporizador sendo mais moderno, prático e fácil de usar, há quem sempre prefira aquele método mais tradicional.

Sabe aquele discurso de “já estou acostumado e prefiro usar assim..”, pois bem, você certamente já deve ter ouvido. Quebrar algumas tradições é difícil, ainda mais para quem não gosta muito de mudanças e adaptações.

Por isso, este post chega para trazer os benefícios e explicar um pouco sobre cada um deles. Ao final dele, você poderá dizer o que prefere e mudar de ideia, ou não.

Quais são as diferenças entre o ferro e o vaporizador?

Sobre o ferro de passar, este é um eletrodoméstico que todos já conhecem. Ele é indicado para os tipos de roupas que ficam com as fibras dos tecidos desalinhadas.

Isso acontece por conta da limpeza e secagem que a roupa passa e acaba por ficar amassada, necessitando do efeito que o ferro de passar supre e tem.

A base do ferro de passar ligada à energia fica aquecida e alinha as fibras do tecido. Você, inclusive, pode encontrar diversos tipos de ferro de passar roupa, que possuem variadas temperaturas.

Com isso, além da temperatura aquecida também pode ser usado ferros de passar em temperatura mais fria, para tecidos como seda, por exemplo.

O algodão serve mais para uma temperatura média, bem como o jeans. Já as fibras bem mais grossas, como linho e toalhas, podem se sujeitar a temperatura mais quente.

ferro de passar roupa

Embora muita gente, principalmente os jovens, estejam substituindo os ferros de passar roupa pelo vaporizador, a sua função é um pouco distinta, e não supre totalmente a função. Por isso, ter os dois é sempre uma opção recomendável.

O vaporizador tem como sua vantagem principal tornar o processo mais ágil, e na hora da correria é uma mão na roda para não atrasar. Mas, ele serve e é mais indicado para roupas previamente passadas, mas que amassaram quando guardadas.

Além disso, é excelente para usar em tecidos que quase não amassam e você só quer tirar mesmo a marca de dobra ou guardado. Ele ainda elimina germes e mata, por conta do alto vapor.

vaporizador de passar roupa

Por que devo usar? Veja motivos! 

Seja o ferro ou o vaporizador, ambos são essenciais. Se você quiser ter os dois, também, não há problemas, pois um pode ser o complemento do outro.

Enquanto o ferro é usado para ocasiões mais demoradas, com paciência e sem pressa. O vaporizador atende uma necessidade mais ágil, um momento de urgência e na correria é o melhor amigo do ser humano apressado.

Por isso, confira os benefícios do ferro e do vaporizador para você conferir e entender o que cada um proporciona na sua eficácia pessoal.

Benefícios do ferro de passar roupa 

  • Estabilidade > a roupa fica apoiada na tábua ou em local estável e há mais estabilidade ao passar com o ferro. Porém, cuidado para não amarrotar uma área enquanto passa outra.
  • Controle de temperatura > é possível controlar em qual temperatura você vai passar a roupa, da quente a fria, de acordo com o modelo do seu ferro.
  • Vaporizador > alguns modelos já possuem o sistema de borrifador de água ou vaporizador, com as roupas umedecidas fica mais prático conseguir desamassar.
  • Roupas grossas > com o ferro, as roupas grossas passam bem mais rápido e fácil.

Benefícios do vaporizador

  • Suporte > alguns já vem com suporte para pendurar a roupa. Mas, você também pode improvisar um cabide.
  • Viagem > são ideais e bem mais prático para viagens e servem como móveis, ainda mais os menores.
  • Roupas delicadas > ótimos e mais recomendável do que o ferro para roupas mais delicadas, eles não deixam marcas, ao contrário do ferro.
  • Umidade > não guarda assim que usar, espere secar, pois a umidade deixa ela um pouco molhada em alguns casos. Isso, no entanto, ajuda a retirar bactérias.
  • Cheiro de cigarro e afins > o vaporizador pode ajudar a retirar alguns tipos de cheiros das roupas, como o de cigarros.

Bom, você já aprendeu com esse post que não há o mais correto ou melhor opção, mas sim o que mais pode trazer benefícios para resolver os seus problemas e necessidades diárias. 

Gostou deste conteúdo? Já que você já sabe um pouco sobre ferro e vaporizador, que tal conhecer algumas dicas para fazer a sua camisa durar mais?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *