Os tipos de azeite e por que ele faz bem à saúde

O azeite de oliva é um dos óleos comestíveis mais famosos e importantes do mundo. Ele é rico em propriedades que, entre outras coisas, reduzem o LDL (mais conhecido como o colesterol “ruim”) e aumentam o HDL (o colesterol “bom”).

Atualmente, o azeite tem destaque nas preparações não apenas pelo valor nutricional e benefícios da saúde, mas também pelo sabor e aroma que cada tipo de azeite oferece.

Muitos fatores influenciam no tipo de azeite de oliva. O clima, o solo, a forma de cultivar, acidez e outros. Os tipos são: azeite extravirgem, azeite refinado, azeite virgem, azeite aromatizado e azeite orgânico.

Os tipos de azeite e por que ele faz bem à saúde

Tipos de azeite de oliva

Azeite extravirgem

É considerado o melhor tipo de azeite e é o mais comercializado no país. Possui acidez menor ou igual a 0,8%, além de ter aroma e sabor de qualidade devido ao tipo de azeitona utilizada.

O azeite extravirgem pode ser consumido frio, mas combina com pratos quentes. Uma característica dele é que não deve ser utilizado em temperaturas muito altas ou em frituras porque é possível que perca seu valor nutricional

O azeite extravirgem é o melhor tipo porque combate o colesterol ruim, previne e diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Azeite refinado

O segundo azeite mais comercializado no Brasil é o refinado, ele está sempre disponível nos supermercados e mercearias.

Este tipo de azeite possui mais acidez (até 3%) e é obtido a partir da segunda prensada da azeitona, onde acontece um refinamento do óleo.

O sabor e o aroma do azeite refinado são mais suaves. Ele pode ser utilizado em frituras e sofre menos perda nutricional quando exposto a altas temperaturas.

Azeite virgem

Com acidez de até 1,5%, sendo considerado o mais indicado para temperar e refogar alimentos por ter uma gordura de alta qualidade.

Em relação ao aroma e sabor, possui características inferiores quando comparado com o extravirgem.

O azeite virgem é mais doce e com aroma peculiar, mas possui alta qualidade nutricional.

Azeite aromatizado

O azeite aromatizado é muito valorizado na cozinha porque existem muitas variações. Este tipo é aquele que pode ser feito com ervas (frescas ou desidratadas), alho, pimenta e muitos outros ingredientes.

Após o tempero, ele deve ficar descansando e depois pode ser utilizado em saladas, pratos finos, sopas, massas, pães etc. Para criar seu azeite aromatizado, opte pelo virgem ou extravirgem e selecione as ervas de preferência.

Azeite orgânico

Os azeites orgânicos estão sendo muito procurados nos últimos tempos devido o crescimento da preocupação das pessoas com alimentação saudável.

Os produtos orgânicos costumam ter uma linha de produção mais sustentável.

Atualmente, é possível encontrar azeite orgânico do tipo virgem, extravirgem e aromatizado. Para identificar cada um, verifique o selo de “produção orgânica” na embalagem.

Benefícios do azeite de oliva

– Prevenção de Diabetes Tipo 2 por ser rico em gordura monoinsaturadas, ele auxilia na prevenção da doença

– Controla a pressão sanguínea, evitando a hipertensão

– Fortalece os ossos e previne a perda de cálcio

– Hidrata o cabelo

– Reduz o risco de câncer do cólon e de pele

– Melhora a digestão e dá sensação de saciedade

– Menor risco de desenvolver depressão

– Colabora para o controle do peso por conta do valor nutricional

– Melhora a saúde do coração porque retarda o envelhecimento cardíaco

Que tal comprar um dos melhores azeites para sua casa? Veja informações do Azeite Premium!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *