Para quem gosta de temperos e especiarias com o objetivo de dar aquele toque a mais na comida, a páprica defumada é uma excelente opção. Você sabe o que é, para que serve e como usar?
Pensando em te ajudar a responder essas e outras perguntas, além de boas dicas, criamos este artigo. Mas antes de tudo é preciso entender o que é a páprica em si. Você sabe diferenciar?
Uma páprica pode ser definida como pimentas e pimentões moídos, podendo ser encontrado em várias versões.
Pelo mundo, você encontra diversos tipos de pápricas – que após ser moída fica em um pó vermelho.
Esse tempero é muito utilizado no Brasil, bem como em outros países ibéricos.
A páprica também é muito usada em cozinhas turcas, árabes e berbere. Sobre a páprica defumada, a Espanha e Hungria são as principais fabricantes em qualidade do tempero.
Os dois tipos de páprica: doce e picante
Você sabia que existem dois tipos de páprica? Isso mesmo, você pode encontrar o tempero nas versões doce e picante.
O que vai, de fato, determinar o sabor e o tipo e modo da páprica é o tipo do pimentão que foi utilizado, além do processo de fabricação.
As pápricas mais ardentes e com uma cor mais clara são feitas com pimentões sem semente. Já a páprica mais escura é a doce, que é feita com sementes.
Nessa divisão pode rolar uma exceção ou outra, tendo em vista que são vários os tipos de pimenta e pimentão que podem dar origem à páprica.
- Páprica Doce: usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.
- Páprica Picante: usada salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos, como também em pratos da cozinha espanhola e húngara.
O que é páprica defumada?
A páprica defumada é originada do tipo doce e, para fazê-la nesse estilo, basta aquecer ou usar com pouco de gordura.
Uma grande orientação a páprica defumada é que você experimente antes de aderir para identificar seu sabor e ponto do tempero na comida.
Ela é definitivamente muito indicada para ser utilizada em aves, bolo de carne, goulash, guisados ou ensopados, bem como também em alguns molhos.
Como usar a páprica?
Agora que você já sabe as diferenças, vamos falar de algumas dicas de como usar a páprica na comida. A doce não é apimentada como a picante e, por isso, apresenta um sabor bem mais suave, com objetivo maior de dar cor.
Já quem busca dar gosto mais acentuado e temperar mais profundamente os pratos deve escolher a páprica picante.
Para você que não está acostumado a usar esse tempero, comece por tipos de pratos mais simples, como arroz e batata assada, bem como frangos, peixes e alguns molhos.
Outra dica é que você tome cuidado com o tempo de fervura, para que na hora de cozinhar não ferva a mais e o condimento dê um gosto bem mais amargo aos alimentos.
O tempo máximo para a páprica ir ao fogo é de cinco minutos. A dica é deixar para acrescentá-la na parte final da receita, para não perder o sabor nem do alimento, tampouco da especiaria.
É importante citar que a páprica é um tipo de alimento versátil e pode ser utilizado de diversas formas e em vários alimentos. Para os cozinheiros, esse é o tipo de tempero que mais se adapta aos cardápios sem deixar a desejar.
Você pode, por exemplo, mesclar entre carnes, batatas, vegetais ou em qualquer tipo de alimento que a sua imaginação alcançar.
Conheça os benefícios da páprica
A páprica é um tipo de alimento que traz muitos benefícios para a saúde. Você sabia? O fato dele ser feito por pimentões e poder ser incluído com vários tipos de pimentas, traz ainda mais vantagens.
Entre os benefícios da páprica, podemos citar:
- Excelente estimulante para a circulação
- Reduz e traz benefícios cardiovasculares
- Tem ação anti-inflamatória e digestiva
- Melhora a saúde do coração
- Melhora a saúde dos olhos
- Auxilia no tratamento de diabetes
- Auxilia no tratamento de doenças autoimunes
- Rica em antioxidantes.
Gostou de saber mais e conhecer tudo sobre a páprica? Confira mais novidades e dicas sobre bebidas e alimentos no Blog do Você!