Páprica defumada: o que é e como usar

Para quem gosta de temperos e especiarias com o objetivo de dar aquele toque a mais na comida, a páprica defumada é uma excelente opção. Você sabe o que é, para que serve e como usar?

Pensando em te ajudar a responder essas e outras perguntas, além de boas dicas, criamos este artigo. Mas antes de tudo é preciso entender o que é a páprica em si. Você sabe diferenciar?

Uma páprica pode ser definida como pimentas e pimentões moídos, podendo ser encontrado em várias versões.

Pelo mundo, você encontra diversos tipos de pápricas – que após ser moída fica em um pó vermelho.

Esse tempero é muito utilizado no Brasil, bem como em outros países ibéricos.

A páprica também é muito usada em cozinhas turcas, árabes e berbere. Sobre a páprica defumada, a Espanha e Hungria são as principais fabricantes em qualidade do tempero.

paprica defumada

Os dois tipos de páprica: doce e picante

Você sabia que existem dois tipos de páprica? Isso mesmo, você pode encontrar o tempero nas versões doce e picante.

O que vai, de fato, determinar o sabor e o tipo e modo da páprica é o tipo do pimentão que foi utilizado, além do processo de fabricação. 

As pápricas mais ardentes e com uma cor mais clara são feitas com pimentões sem semente. Já a páprica mais escura é a doce, que é feita com sementes.

Nessa divisão pode rolar uma exceção ou outra, tendo em vista que são vários os tipos de pimenta e pimentão que podem dar origem à páprica.

  • Páprica Doce: usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.
  • Páprica Picante: usada salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos, como também em pratos da cozinha espanhola e húngara.

O que é páprica defumada?

A páprica defumada é originada do tipo doce e, para fazê-la nesse estilo, basta aquecer ou usar com pouco de gordura.

Uma grande orientação a páprica defumada é que você experimente antes de aderir para identificar  seu sabor e ponto do tempero na comida. 

Ela é definitivamente muito indicada para ser utilizada em aves, bolo de carne, goulash, guisados ou ensopados, bem como também em alguns molhos.

paprica feita do pimentao

Como usar a páprica?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos falar de algumas dicas de como usar a páprica na comida. A doce não é apimentada como a picante e, por isso, apresenta um sabor bem mais suave, com objetivo maior de dar cor.

Já quem busca dar gosto mais acentuado e temperar mais profundamente os pratos deve escolher a páprica picante.

Para você que não está acostumado a usar esse tempero, comece por tipos de pratos mais simples, como arroz e batata assada, bem como frangos, peixes e alguns molhos.

Outra dica é que você tome cuidado com o tempo de fervura, para que na hora de cozinhar não ferva a mais e o condimento dê um gosto bem mais amargo aos alimentos.

O tempo máximo para a páprica ir ao fogo é de cinco minutos. A dica é deixar para acrescentá-la na parte final da receita, para não perder o sabor nem do alimento, tampouco da especiaria.

É importante citar que a páprica é um tipo de alimento versátil e pode ser utilizado de diversas formas e em vários alimentos. Para os cozinheiros, esse é o tipo de tempero que mais se adapta aos cardápios sem deixar a desejar.

Você pode, por exemplo, mesclar entre carnes, batatas, vegetais ou em qualquer tipo de alimento que a sua imaginação alcançar.

Conheça os benefícios da páprica

A páprica é um tipo de alimento que traz muitos benefícios para a saúde. Você sabia? O fato dele ser feito por pimentões e poder ser incluído com vários tipos de pimentas, traz ainda mais vantagens.

Entre os benefícios da páprica, podemos citar:

  • Excelente estimulante para a circulação
  • Reduz e traz benefícios cardiovasculares
  • Tem ação anti-inflamatória e digestiva
  • Melhora a saúde do coração
  • Melhora a saúde dos olhos
  • Auxilia no tratamento de diabetes
  • Auxilia no tratamento de doenças autoimunes
  • Rica em antioxidantes.

Gostou de saber mais e conhecer tudo sobre a páprica? Confira mais novidades e dicas sobre bebidas e alimentos no Blog do Você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *