Passo a passo para limpar fritadeira elétrica corretamente

Já ficou alguma vez agoniado com tanta gordura na sua fritadeira elétrica que não sabia por onde começar na hora de limpar? Calma, porque isso é normal.

Você já ficou, por exemplo, sem saber como limpar a sua fritadeira de forma correta e prática? Essa é a dúvida de muita gente e não só sua.

Por ser um eletrodoméstico consideravelmente ‘novo’ nas cozinhas brasileiras e ainda não ter se configurado como um produto tão comum e frequente em todas as casas, nem todo mundo tem essa receita.

Mas que receita? A receita de como limpar a fritadeira elétrica corretamente.

Até porque ninguém merece ficar guardando aquele gaveteiro cheio de gordura e resto de alimentos pelo fato de não ter lavado direito. Fora que isso acarreta em várias consequências.

fritadeira eletrica como limpar

Por que a minha fritadeira acumula muito óleo e resíduos?

A resposta para essa pergunta é bem simples. E ela pode ser respondida com uma palavra: constância.

A fritadeira elétrica se tornou um utensílio quase que versátil e indispensável. Quem prefere comidas mais sequinhas do que com muito óleo, certamente não dispensa a sua utilização.

Por isso, o acúmulo de óleo e resíduos na parte interna se dá pela constante utilização.

E essa constante utilização está atrelada a uma lavagem do gaveteiro de maneira incorreta, por isso, o acúmulo de restos e oleosidade.

E isso pode tanto fazer mal para sua saúde, pois acumula restos de comida ali por muito tempo, como também diminuir a durabilidade da sua fritadeira. Isso porque não é recomendado que você a utilize por duas vezes sem lavar.

Fora que essa sujeira acumulada e uma gaveta com bastante acúmulo de resíduos compromete ainda o resultado do preparo dos seus alimentos. A textura, o sabor e o cheiro podem sair fora de como o esperado.

Imagina só, você ir fazer uma receita na sua air fryer e a comida sair com cheiro de outra? Nada bom isso, né?

Passo a passo para limpar sua fritadeira elétrica

Para te ajudar nessa missão e fazer com que o seu aparelho dure ainda mais, separamos um passo a passo bem correto e eficaz de como você deve fazer para limpar a sua fritadeira elétrica;

1º passo

A primeira parte dessa lavagem pode ser bobeira, mas é muito importante. A sua fritadeira precisa estar desligada e fora da tomada.

Além disso certifique-se que ela está completamente fria e que você não corre mais o risco de apoiar alguma parte do seu corpo nela e se queimar.

2º passo

A próxima etapa é iniciar a limpeza da sua fritadeira pela parte externa.

E olha, coisa fácil né? Nem tem muito mistério em limpar a parte externa pois é a que menos suja nesse processo.

Para isso, opte por um pano levemente úmido e macio para passar em toda a parte do eletrodoméstico, sem precisar esfregar de maneira agressiva.

fritadeira eletrica de inox

3º passo

Agora é a hora de higienizar as peças. Retire todo o compartimento de dentro da sua fritadeira, como gaveta e suportes. 

Se a gaveta e cesta forem revestidas de antiaderente é ainda mais simples. Use esponjas macias, que são próprias para isso e não arranham. A sujeira sai ainda mais facilmente.

Mas, caso você não tenha ou não encontre de pronto o material adequado pode ter um trabalho a mais. Use uma esponja normal com a parte lisa e use detergente e água esfregando bem, sem usar a força.

Se sobrou restos que não querem sair, deixe um pouco a sua gaveta de molho para aliviar o grosso.

4º passo

Agora você vai limpar a parte de interna, a parte de dentro da sua fritadeira.

Esse passo serve para tirar resíduos que ficam agarrados, ou respingos de comida ou oleosidade, bem como algum pedaço de alimento agarrado no interior.

Você pode optar também por usar algumas gotas de desengordurante que são muito úteis e ágeis nesse processo. Opte por sempre usar panos macios e no final venha com um papel toalha ou pano seco para finalizar.

O que não fazer?

  • não utilizar palha de aço
  • não usar produtos químicos
  • não esfregar fortemente
  • não limpar com a fritadeira ligada
  • não deixar de molho com ela quente
  • não insistir em esfregar se o produto está agarrado

Gostou dessas dicas? Agora é só seguir esse passo a passo para conseguir limpar a sua fritadeira corretamente a aumentar a durabilidade dela na sua casa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *