Principais benefícios da pimenta para saúde

Engana-se quem pensa que o único papel da pimenta é dá ardência ao paladar e deixar o rosto cada vez mais vermelho. Cada pitada é uma experiência diferente. Mas, sim, a pimenta traz benefícios que talvez você não conheça.

E como para tudo nessa vida tem a sua primeira vez, nesse post você vai conhecer um pouco sobre os benefícios que a pimenta traz para a Saúde.

Quer um spoiler? Não são poucos não, viu. 

Além dos benefícios para a saúde, as pimentas também podem ter papel decorativo na sua comida. Com suas cores variadas no verde e no vermelho, pode embelezar o seu prato favorito.

pimenta beneficios

Elas também podem transformar o aroma do seu cardápio, com odores tradicionais e inigualáveis. Mas cuidado sempre para não exagerar na dose.

Caso exagere na dose, garanta um lenço ou toalha porque as chances de você começar a soar com intensidade são grandes.

Ajuda no emagrecimento

Para quem está lutando contra a balança e quer perder peso, um dos benefícios da pimenta é ajudar no processo de emagrecimento.

Portanto, se você está com essa meta e gosta de uma boa pitada de pimenta, a hora de manter regular esse paladar apimentado é agora.

A pimenta é um alimento termogênico. O que isso significa? Ela ajuda a acelerar o metabolismo, além de aumentar o gasto calórico.

Favorece a queima de gordura. Prioriza a pimenta vermelha se esse é o seu principal objetivo.

Mas porque a pimenta vermelha? Ela estimula o sistema nervoso e proporciona o aumento de adrenalina, catecolaminas e noradrenalina. Com isso, diminui o apetite e a ingestão de calorias.

Mas, não vale dispensar a realização de atividades físicas com uma boa alimentação. Não use a pimenta em excesso, mesmo sendo benéfica para o emagrecimento. Moderação, hein.

Ajuda no combate ao câncer

Esse segundo benefício é maravilhoso e deve ser sempre lembrado. A pimenta pode ser um ótimo contribuinte na luta de pessoas contra o câncer. 

Em 2006, um estudo divulgado pelo The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos revelou que a capsaicina acaba induzindo a apoptose em células do câncer de próstata. Mas o que seria isso? A morte celular programada.

Outros estudos ainda demonstram que ela também ajuda a reduzir o crescimento de tumores nas mamas e ovários.

É amiga do coração ♥

Embora traga muito calor e possa parecer que faz os batimentos cardíacos aumentarem, a pimenta é uma grande amiga e companheira do coração.

Isso porque ela pode ajudar bastante na manutenção da saúde cardiovascular. No entanto, isso acontece quando ela é usada com moderação.

A pimenta é responsável por manter em dia as taxas de triglicerídeos e colesterol. Além disso, ainda ajuda na regulação da pressão arterial.

Retarda o envelhecimento 

Sim, você leu certo. A pimenta pode ajudar a adiar a chegada do envelhecimento. Sim, né. Adiar porque uma hora esse dia irá chegar. Mas a pimenta pode fazer com que ele demore um pouquinho mais.

Ela tem a capacidade de retardar esse processo no organismo. O seu condimento é muito rico nas vitaminas A, C e E, além de ter o composto bioflavonóide.

Benéfica para os dentes

Outro benefício da pimenta é estimular a salivação. E, dessa forma, acaba por neutralizar os ácidos que nela contém e protege os dentes e a gengiva.

Ela é rica em vitamina C. Dessa forma, atua na resistência aos ossos e arcada dentária.

Tipos de pimenta

Você sabia que existem vários tipos de pimenta? E que elas não são conhecidas apenas por suas cores (verde e vermelha)? 

Além disso, o grau de picância muitas das vezes é o que mais difere as pimentas em si, pois vai muito de acordo com a quantidade de substância que elas possuem.

Os principais tipos de pimenta são:

  • Pimenta do reino
  • Malagueta
  • Dedo de moça
  • Biquinho
  • Pimenta de cheiro
  • Jalapeño
  • Caiena
  • Jamaicana
  • Tabasco
  • Chilli
  • Habanero
  • Thai
  • Fidalga
  • Cambuci
  • Americana

E aí, como é a sua relação com a pimenta? Você procura deixá-la por perto ou a prefere distante? Você conhecia todos esses benefícios?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *