Quarto montessoriano: o que é e benefícios

Você já deve ter ouvido falar no modelo de quarto montessoriano (ou até mesmo visto algum pessoalmente), que faz bastante sucesso entre as crianças.

Eles são inspirados na filosofia e linha pedagógica da filósofa e educadora italiana, Maria Montessori.

O quarto montessoriano é caracterizado por seus muitos elementos lúdicos, como camas baixas e móveis no estilo e tamanho proporcional ao da criança. 

Quarto montessoriano

Embora tenha padrões e beleza comuns ao aspecto infantil, o quarto montessoriano vai muito além. 

O seu conceito visa a priorizar o desenvolvimento natural da criança e colaborar na conquista da sua autonomia de forma gradativa e na perspectiva do dia a dia.

Além disso, ele busca ainda estimular a liberdade e a curiosidade das crianças. Ele fornece ainda toda a segurança e o conforto que a criança precisa nessa fase.

Quarto montessoriano estimula a criatividade desde cedo

Há quem diga que os bebês já nascem cheios de criatividade e que são oprimidos e não conseguem externá-la devido à superproteção dos pais dentro de casa.

Em modelos de quartos normais, as crianças ficam alocadas em berços e quase todos (senão todos) os recursos do quarto não estão sob a sua visão ou possibilidade de alcance.

Com o quarto montessoriano, as crianças terão ainda mais chances de despertar esse lado criativo. Será possível, ainda, desde cedo começar a desenvolver atividades e habilidades que só costumam ser trabalhadas mais tarde.

Muita gente se questiona o porquê de o quarto montessoriano ter o colchão no chão e os móveis na altura da criança. A resposta é bem fácil e de acordo com o que o método visa a trabalhar: autonomia.

O modelo montessoriano é para estimular o uso da criança aos recursos do quarto. É para que ela saiba como funciona cada coisa e possa sozinha começar a sua adaptação. Resumindo, não é para uso do adulto.

quarto montessoriano

6 pilares do quarto montessoriano

O conceito de quarto montessoriano trabalha com base nos seis pilares educacionais de Maria Montessori.

Com os princípios do método Montessori sendo aplicados e funcionando de maneira simultânea, será ainda mais fácil oferecer aos filhos tudo o que eles precisam para essa fase e no objetivo que o método visa alcançar.

O desenvolvimento da criança, dessa forma, será mais completo e equilibrado.

Confira quais são os seis pilares:

  1. Autoeducação
  2. Educação como Ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada

Principais benefícios e dicas de como montar um quarto montessoriano

Você já pode perceber as inúmeras vantagens que um quarto montessoriano traz. De estimular a criatividade até despertar a autonomia nos primeiros anos de vida. 

Essa autonomia, é importante ressaltar, é visando um contexto saudável e dentro do mundo e universo infantil, sem qualquer possibilidade de aberturas ao exterior. Não entenda errado quando o conceito se refere à autonomia.

Entre os principais benefícios que o quarto proporciona ao bebê/criança, o mais presente é o desenvolvimento.

Os pais que optam por esse modelo de quarto conseguem enxergar um desenvolvimento mais rápido, em aspectos motores, cognitivos, e até mesmo emocionais.

A criança enxerga nesse método um mundo de opções para se jogar e aprender o que talvez não conheceria em um quarto padrão todo regrado.

Ela vai se sentir mais à vontade com tudo ao seu alcance, podendo exercer as suas vontades (tudo dentro do padrão da idade) e explorar o seu lado infantil, com criatividade e bastante segurança.

Dicas para montar o quarto montessoriano do seu filho

Coloque o berço no chão, com colchões leves e confortáveis.

Trabalhe na decoração, coloque bandeiras, brinquedos, temáticas e lâmpadas.

Invista em tapetes para incentivar seu bebê a engatinhar e explorar o espaço com conforto e segurança.

Espalhe os brinquedos no chão com organização e sempre ao alcance do seu filho.

 Você pode colocar espelho para explorar a decoração. Ele vai ajudar o seu filho a perceber as diferenças dele para com os demais e ficar fascinado. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *