Quer higienizar o tapete? Saiba como!

Poucas pessoas no mundo sabem os segredos por trás da higienização de um tapete. Não é à toa que a expressão “como limpar o tapete” é uma das mais buscadas no Google. Mas a pergunta é: você sabe como limpar o seu tapete?

Na hora de limpar ou higienizar o tapete sempre gera aquela dúvida? Que método usar, qual produto comprar ou até mesmo como começar.

Um dos maiores medos é higienizar de forma errada e acabar danificando o tapete. Ainda mais se for aquele de estimação, que você tanto gosta, né.

Então, para não correr esse risco, esse post contém 4 dicas que você talvez não saiba e deveria saber sobre como higienizar o seu tapete.

lavagem de tapete

Lavagem a seco

Provavelmente quando você leu esse subtítulo “lavagem a seco” você logo deve ter remetido a contratar algum serviço, não é mesmo? Ligar para alguma empresa que faça limpeza de tapetes a seco.

Pois bem, não é para tanto. Você mesmo, na sua própria casa, pode fazer essa limpeza a seco sem precisar ligar para nenhum lugar nem para ninguém.

Uma boa receita caseira poderá lhe ajudar nessa missão. Para isso, você precisará de dois ingredientes:

  • bicarbonato de sódio;
  • amido de milho.

Você precisa misturar os dois em um recipiente, mas em medidas iguais. Misture bem e aplique sobre todo o tapete e deixe agir por uns minutos.

Logo você irá perceber a mistura absorvendo a sujeira que estava nas fibras do seu tapete. Para completar a lavagem, ligue o aspirador de pó para finalizar a limpeza.

Lavagem com vinagre

Outra forma que você pode encontrar de higienizar o seu tapete é com vinagre. Sim, vinagre.

Você pode ter voltado e lido de novo para ver se não entendeu errado, mas é isso mesmo. O vinagre é um produto que ajuda na limpeza não só de tapetes, como também de carpetes.

Além de limpá-lo, ainda ajuda a acabar com os germes que ali ficam impregnados, acabando ainda com as manchas e odores.

Mas não basta jogar o vinagre em cima do tapete. Pegue uma quantidade de água morna para que você possa diluir detergente neutro nele. Por fim, acrescente três xícaras de vinagre.

Basta aplicar a mistura que você obteve em cima da parte do tapete que pretende higienizar. Mas, é preciso esfregar com calma para não danificá-lo. Para finalizar, limpe com pano úmido e espere secar para colocá-lo em uso novamente.

Lavagem com amaciante

Para quem pensou que o vinagre era uma forma nada agradável de higienizar o tapete, uma outra opção é lavá-lo com amaciante de roupas.

Nesse tipo de lavagem uma coisa é mais garantida do que a limpeza: o bom cheiro. 

Você vai precisar apenas de detergente neutro, água e amaciante. O esquema é o mesmo, misturar os três componentes até que encontre uma solução aquosa. Coloque no tapete e escove-o com uma escova macia.

Por fim, pegue um pano úmido para terminar a limpeza e deixa o tapete secar antes de colocá-lo para uso.

Lavagem com bicarbonato

O quarto tipo de limpeza é com bicarbonato de sódio, e essa é especial para aqueles mais antigos, que facilmente acumulam mal cheiros e sujeiras difíceis de serem retiradas.

E são essas sujeiras que ficam por bastante tempo que fazem com que o odos permaneça e seja difícil de se retirado.

Para essa lavagem, você precisa de ter bicarbonato de sódio e qualquer outro ingrediente seco com um aroma de sua preferência.

Misture ambos em um recipiente e aplique em todo o tapete para que aja durante 30 minutos. O próximo passo será aspirar com a ajuda de um aspirador de pó. Deixe secar e coloque o tapete para uso.

O tapete é um dos elementos da casa que têm funções variadas. Ele traz conforto, beleza e aconchego. Por mais que divida opiniões sobre a sua usabilidade, todo mundo gosta de deitar em um e se sentir bem. 

E agora que você já sabe higienizar o seu tapete, que tal tentar uma das receitas acima? Corre lá para tirar o mau odor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *