Saia para cama: tipos, como usar e como cuidar

Você também é do tipo cuidadoso e que ama uma decoração? E se essa decoração se diz respeito a roupas de cama, como costuma se sair o seu bom gosto?

Esse post foi planejado para falar sobre as saias para cama, principalmente as camas box, pois é onde elas estão mais presentes. 

As saias são aquele material feito de pano com ajuste exato para ficar no entorno da cama. Elas são encontradas em vários tipos.

São usadas para esconder, talvez um forro que sobra da cama ou então um espaço aberto que fica à mostra. Em alguns casos, as pessoas até mesmo optam por combinar a cor ou estampa com o lençol ou coberta.

No entanto, nem sempre as saias para cama são lembradas na decoração dos quartos. E a sua ausência pode ser bem perceptível, pois ela faz bastante diferença no visual, principalmente em uma primeira impressão.

saia para cama

E o melhor, ela tem um objetivo além de estético. As saias ajudam também a proteger a base da cama contra sujeiras e, até mesmo, possíveis unidades.

O acabamento fica deslumbrante e você verá rapidamente o seu quarto com um outro visual, bem mais elegante. Se você conhece alguém que tem, pode fazer o teste e perguntar o quanto não é agradável para a decoração.

As mulheres geralmente amam adicionar ao enxoval, pois valoriza bastante a arrumação, ainda mais os modelos mais sofisticados. 

Por isso, separamos algumas dicas e sugestões para você que ainda tem dúvidas sobre as saias de cama.

8 tipos de saia para cama 

Para quem sofre por indecisão e fica sempre em dúvidas entre quais modelos de roupa de cama escolher, a boa notícia é que as saias podem ser encontradas em vários modelos. 

Mas, não vá só por gosto, mas tente optar pela que melhor se encaixa no seu enxoval.

Primeiramente, saiba que existe diferença entre as saias para cama box e para cama conjugado. Então, verifique em qual das duas a sua cama se encaixa para escolher o melhor modelo.

Nesses casos, a saia do conjugado é apenas contornando o colchão e vem com elástico, já que ele é preso ao box. Alguns modelos, em vez do elástico, optam por velcro ou pode ser remendado com ajuda de alfinetes.

Para as camas box normais, sem conjugado, o colchão é separado e a saia é inteira, como um lençol. Dessa forma, pode ser colocado inteiramente por cima dele.

Os modelos mais comuns de saia box são:

  • Franzida
  • Drapeada
  • Rendada
  • Com ilhós
  • Lisa
  • Matelassê
  • Coloridas
  • Estampadas

Dicas para escolher uma saia de cama box 

Saber que existem diversos modelos de saias para a cama não basta. Sim, você precisa um pouco mais do que isso.

Se você quer investir nesse tipo de acessório para a decoração do seu quarto, a primeira dica é não tentar inovar tanto de primeira. Isso, tente ser um pouco discreto e cauteloso.

Em caso de dúvidas ou de não saber o que escolher, prefira optar pela saia de cama box básica. Isso porque você poderá se deparar com uma infinidade de opções, e essa pode ser a de melhor escolha para não causar prejuízos e/ou arrependimentos.

A básica é bem clássica e consideradas por muitos como versátil. Ela se encaixa em todos os modelos de cama, além de combinar com qualquer decoração, na medida do possível.

saia para cama box

As saias básicas costumam ter um formato mais liso e sem muitas pregas. A sua combinação atende do mais rústico até o tom luxuoso.

Mas, se você quiser, pode escolher aquela que seja estampada, desde que você consiga adequá-la ao seu enxoval.

Neste momento, um detalhe é importante, verificar sempre as dimensões da saia. Ela precisa ficar de acordo com o tamanho da cama. Geralmente é possível encontrar essas informações na embalagem e/ou na etiqueta.

Quais critérios levar em consideração na hora da escolha? 

Quando você for escolher a saia para a sua cama box, leve em consideração alguns critérios importantes, sendo eles:

  • o material
  • o modelo
  • o tamanho
  • os detalhes

Todos são essenciais para te ajudar a não pecar pelo excesso e nem pela empolgação do momento. Além disso, de ter a garantia de um produto durável, não apenas com uma estética favorável.

Em média, as medidas de saia para cama são calculadas da seguinte forma:

Cama de casal: 1,88 x 1,38 metros;

Cama King: 2 x 2 metros;

Cama Queen: 2 x 1,60 metros;

Cama de solteiro: 1,88 x 0,88 metro.

E você, já usa saia para cama? Gostou das dicas para ajudar na decoração do seu quarto? Que tal compartilhar este conteúdo para que mais pessoas saibam como escolher essa parte do enxoval?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *