Saiba qual a faca ideal para cada tipo de alimento

Você sabia que existem vários tipos de faca? Ou faz parte do grupo que usa uma única para qualquer coisa? Saiba que não é bem assim e que você pode poupar bastante trabalho se escolher o modelo correto.

Isso mesmo, saber escolher o tipo certo de faca pode agilizar o que você quer fazer com ela, pois elas têm funções específicas.

Além disso, você pode danificar alguns tipos de alimentos, se cortados com facas inapropriadas.

E mais, sem querer pode acabar prejudicando o utensílio. Atenção: se uma faca é específica para cortar um alimento leve ou mole e você usa para cortar uma carne, por exemplo, é o fim da sua faca.

Então, é essencial saber para que serve cada tipo de faca e quais são. 

Este post traz os principais tipos de faca para cada alimento. 

tipos de facas

9 tipos de faca e para que servem

1) Faca para cortar pão

Existe uma faca específica para cortar pão , que possui um fio de serra. Esse fio é ideal pois deixa o corte do pão ainda mais uniforme na camada mais dura. 

2) Faca para manteiga

Uma faca para manteiga é lisa e sem serra, sendo completamente ideal para isso. Também pode ser usada para requeijão, cream cheese e outros produtos semelhantes.

3) Faca para desossar

Uma faca para desossar é muito importante para o seu principal objetivo: desossar. Ela proporciona uma facilidade ainda maior para os cozinheiros. 

Ajuda a retirar toda a carne do osso com bastante praticidade, e com uma vantagem: evitar o desespero.

4) Faca para legumes

Todo mundo costuma usar uma faca para legumes em casa, mas não sabe para que ela realmente serve. Elas costumam ser pontiagudas e podem cortar tanto legumes quanto verduras com mais precisão. 

O seu design é excelente para facilitar o corte dos alimentos. Ela tem uma faixa mais larga e flexível, também servindo para descascar.

modelos de facas

5) Faca para sobremesas

As facas para sobremesas têm um design um pouco diferente dos demais, um pouco específico para o seu uso. Seu tamanho é menor e não possui serras. Um dos seus principais objetivos é o suporte ao corte de alimentos.

6) Cutelo

A faca cutelo não é muito comum no dia a dia, mas é bem conhecida por muitos. Ela faz lembrar um machado pelo seu formato. Em geral, existem dois tipos de cutelo, o europeu e o chinês. 

O europeu é mais pesado e caro, além de não ter muito uso. É mais comum para cortar ossos.

Já o chinês é mais útil e versátil e excelente para os cozinheiros, ainda mais quando você quer ter precisão, fatiar e cortar ervas, por exemplo.

7) Faca para tomate

Sim, também existe uma faca adequada para tomates. Esse tipo de faca tem uma micro serrilha na sua lâmina. Ela ajuda bastante para retirar a casca de tomate sem que seja quebrada.

8) Faca Santoku

A faca santoku também é excelente para os chefs de cozinha . O seu design e mobilidade são essenciais para cortar, picar e fatiar. Ela serve para uso geral e seu nome significa “três virtudes” ou “três usos”. 

9) Faca para queijos

Nesse item, existem três tipos que podem ser adotados para cortar queijos:

– Afiada, que é boa para queijo parmesão, pois ele é vendido em peças grandes.

– Um em um, que costuma ser usada para queijos mais duros ou molhados, como minas e meia cura. Ela tem uma ponta dupla e permite servir sem que uma pessoa precise colocar a mão no queijo.

– A furada, que é recomendada para queijos com massas cremosas, de toupeira de massa. Seus furos evitam que a fatia fique grudada na faca e que desperdice o queijo com o corte.

Você conhece as partes da faca?

Agora que você já sabe que existem vários tipos de faca, pode conhecer também como ela é composta. 

Os tipos de facas mais conhecidos têm:

  • ponta
  • barriga
  • fio
  • espiga
  • apoio

A ponta da faca é usada para perfurar. Já a barriga é aquela parte mais curvada da faca, usada para serviços mais delicados. 

Os fios das serras são adaptados para cortes específicos. Os quatro tipos de fios são:

– liso

– serrilhado

– ondulado

– com alvéolos

A espiga é a parte não cortante da sua faca, que serve de apoio para as mãos, sem causar danos. Ela serve principalmente para ajudar na precisão do corte.

Já o apoio, bom…  o próprio nome já diz. É uma parte feita para segurar – dá um equilíbrio maior e ajuda no controle na hora do corte. Isso porque fica mais perto da mão.

E aí, gostou desse conteúdo? Você sabia que existem tantos tipos de faca? Quais deles você já usou ou usa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *