Tipos de esponja para maquiagem e para que servem

Se você gosta de se maquiar, então você está no lugar certo e na hora certa. Esse conteúdo é exatamente para você que precisa saber quais são os tipos de esponja que existem e o mais importante: para que elas servem.

Fato é que a maior parte das pessoas começa a usar seus produtos e utensílios de maquiagem sem ao menos saber a importância daquilo.

Muito provavelmente você cresceu vendo alguém se maquiar, dentro de casa, na rua ou na escola – ou então assistiu a tutoriais na internet. 

Se isso é errado? Jamais.

Mas é muito melhor usar algo sabendo qual a real função dele e quais são as opções que você tem para adquirir outros modelos.

Pode ser até que você não saiba que algumas esponjas de maquiagem são apropriadas para cada canto do rosto.

Então, para acabar com toda e qualquer dúvida, você vai conferir nesse post os tipos de esponja para maquiagem e para que elas servem.

mesa de maquiagem

5 tipos de esponjas e para que servem

O mercado da beleza e cosmético tem crescido de uma maneira gradativa e nos últimos anos ganhou ainda mais força. Com a ajuda de influenciadoras digitais, muitas empresas aumentaram a diversidade de seus produtos.

Um exemplo são as esponjas de maquiagem. Você sabia, por exemplo, que existem mais de 5 diferentes tipos de esponja e elas têm funções diferentes no rosto?

#1 Esponja GOTA

O tipo de esponja GOTA é um dos mais usados e conhecidos atualmente, não somente pelas mulheres, mas por todo mundo que já abriu um estojo básico de maquiagem algum dia.

E ela se tornou famosa e popular muito pela sua versatilidade – até mesmo quem nunca usou maquiagem começava por ela. Muito boa para aplicar base

Para quem a utiliza, a forma de usá-la é encaixando a ponta da gota nas áreas menores do rosto. Isto é, o canto interno dos olhos e as abas do nariz, por exemplo. 

A parte grossa da esponja é utilizada para espalhar a base nas demais áreas do rosto, como a teste e a bochecha, que não precisam de detalhes minuciosos.

Esse tipo de esponja é excelente para a aplicação de produtos cremosos ou oleosos, além da finalização de maquiagens – como o ato de iluminar e esfumar

#2 Esponja RETANGULAR 

Outro tipo de esponja que é bastante conhecida pelo público feminino é o retangular. Especialistas, inclusive, indica esse para quem começou agora e tem pouco experiência.

É considerada como o tipo de esponja ideal para testes e primeiras makes.

Ela é usada nas partes maiores do rosto, como testa, bochecha e pescoço, funcionando com mais eficácia em bases líquidas do que com pó compacto.

#3 Esponja REDONDA

Essa é mais uma da lista de esponjas conhecidíssimas pelo público. Um dos modelos mais versáteis dessa lista – que pode ser adaptado e usado em várias situações.

Isso porque elas ajudam no ato de espalhar os produtos na pele. Dentre as opções, o tipo de esponja redonda é o que cumpre melhor esse papel, principalmente na área da bochecha.

Um ótimo benefício dela é que não deixam excesso, tampouco resquício de produtos – as conhecidas sobras.

Ela pode ser usada tanto para retirar excesso de base como com pó compacto. As maquiadoras costuma utilizá-las também para o efetivo de finalização e para tirar as falhas.

esponjas de maquiagem

# Esponja CILÍNDRICA

O tipo de esponja cilíndrica é muito comum para quando se for fazer os contornos na pele, podendo ser utilizada em qualquer área do rosto pois o seu formato é uniforme e adaptável.

Além disso, esse tipo colabora para deixar menos marcas do produto na pele. Mas, ela não é muito recomendável e nem usada. 

Por quê? O seu material não favorece para um manuseio fácil e leve, pois ela é mole e difícil de se ter firmeza.

#5 Esponja MINI GOTA

O seu nome já diz por si só o que ela seria. É uma esponja mini em formato de gota, com objetivos mais precisos: atingir regiões menores do seu rosto.

Além disso, as maquiadoras utilizam esse tipo de esponja para aplicar produtos em pontos específicos, além de cobrir espinhas e contornar as áreas internas dos olhos.

E aí, você sabia que existiam vários tipos de esponja ou só conhecia uma (a que você usa)? Que tal começar a usar outras para experimentar e saber se as dicas funcionam? Depois disso, compartilhe suas experiências aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *