Que tipo de massagem você mais gosta? Não conseguiu responder a essa pergunta? Difícil escolher somente uma, né? Afinal, são vários os tipos de massagens, produtos e equipamentos que podem fazer esta prática se tornar ainda mais relaxante.
Ter um tipo de massagem preferida é normal, mas e se você tiver mais de uma? Ah, é normal também.
Este post chegou para trazer alguns tipos de massagem que você talvez já conheça ou não. E, caso ainda não, pode ser o momento certo de ir atrás e experimentar, né?
Ah, você sabia que uma massagem terapêutica pode fazer muito bem a saúde? Isso mesmo, se você associa massagem apenas a aquela prática informal de fazer relaxar um músculo e desestressar em casa, não é só isso.
Uma massagem terapêutica pode trazer inúmeros benefícios a saúde. Ela colabora e atua em diversos sistemas do corpo humano, como:
- circulatório
- linfático
- digestivo
- esquelético
- muscular
- nervoso
- respiratório
- urinário
- reprodutivo
Assim como ela também pode atuar em pediatria, problemas multissistêmicos, além de ajudar em problemas emocionais e psiquiátricos, e, ainda, atuar em esportes profissionais.
Confira 6 tipos de massagem benéficas ao corpo humano
Como você já pôde ver, uma massagem terapêutica pode ser extremamente benéfica para o corpo humano, trazendo benefícios variados.
E, por isso, é muito importante que ela não seja negligenciada, tampouco feita por pessoas que não sejam profissionais da área.
Afinal, eles saberão manusear produtos específicos para isso, como cremes de massagens e bastão de massagem.
1) Massagem sueca
Esse é aquele tipo de massagem de corpo inteiro. Geralmente é a mais recomendada para os mais iniciantes.
Se você tem bastante tensão e é sensível ao toque, essa é a mais recomendada para que você se acostume com a sensibilidade do seu corpo e com os toques que os outros tipos de massagem dão.
Esse tipo de massagem requer tirar as roupas de cima e permanecer apenas com a roupa íntima, sendo utilizada uma combinação de:
-> Amasso;
-> Movimentos longos e fluidos na direção do coração;
-> Movimentos circulares profundos;
-> Vibração e batidas;
-> Técnicas de movimento articular passivo.
2) Massagem com pedras quentes
O nome dessa massagem já diz tudo, né? Essa massagem é realizada com pedras quentes e é extremamente recomendada para quem possui dores musculares e tensão.
Mas, também pode servir para quem quer apenas relaxar. Ela é extremamente terapêutica, bem parecida com a sueca – mas são usadas pedras e não as mãos.
3) Massagem de aromaterapia
Esse tipo de massagem é recomendado para quem quer buscar uma cura emocional. Ela melhora humor, diminui estresse e contém a ansiedade.
Além disso, a massagem com aromaterapia alivia a tensão muscular e dores no corpo, bem como reduz os sintomas mais elevados que podem levar uma pessoa ao estágio depressivo.
4) Massagem profunda
A massagem profunda leva uma pressão maior do que, por exemplo, a massagem sueca. Ela é muito recomendada para as pessoas que têm problemas musculares, como dores ou lesões.
Esse é um tipo de massagem muito comum em tratamentos esportivos. Ela alivia os músculos mais tensos, bem como diminui dores crônicas e sintomas de ansiedade.
5) Massagem esportiva
Sim, há um tipo de massagem específico para os tratamentos esportivos, ainda que a profunda seja uma opção.
A massagem esportiva é muito utilizada quando alguma lesão é causada e o motivo são movimentos repetitivos, como acontece muito nas práticas de esportes, em qualquer parte do corpo.
Ela ainda ajuda e auxiliar a prevenir lesões esportivas mais graves, além de aumentar a flexibilidade e o desempenho físico.
6) Massagem shiatsu
O nome já indica que não é um tipo de massagem brasileira, né? E está corretíssimo, pois é um tipo de massagem japonesa, muito indicada para pessoas que querem se sentir mais relaxadas.
Além disso, se você pretende aliviar o estresse, a dor ou acabar com qualquer tensão, ela também é a escolha certa.
A massagem shiatsu promove um bom relaxamento físico, mas também emocional. Ela ainda ajuda a conter dores de cabeça e tensões musculares. Você pode optar por fazer em qualquer parte do corpo.
Como escolher a preferida?
Primeiramente, para saber que tipo de massagem é a sua preferida você precisa ter experimentado, pelo menos, a mais de uma das opções acima ou das que existem e também não estão na lista.
Além disso, você precisa avaliar os benefícios de cada uma e saber se ela se enquadra para a sua necessidade atual. O que você pretende com essa massagem? É para relaxar, aliviar dores ou ambos os casos?
Isso ajudará você a definir o que mais te agrada e mais sacia a sua vontade no momento.
E aí, esse conteúdo ajudou? Você conseguiu encontrar a sua massagem preferida?
Então compartilha esse post com mais amigos para que eles conheçam esses tipos de massagem e possam experimentar!