Vestido plus size: como escolher?

Com o passar dos anos, a moda plus size tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e inovando com tendências. O maior objetivo é fazer com que todas as pessoas possam se sentir bem com o seu corpo.

As mais variadas marcas de roupas masculinas e femininas já adotam essa opção em seus catálogos. As ofertas são variadas: de bermudas a camisetas, shorts e vestidos.

Com um leque de opções, será que você sabe como escolher um vestido plus size?

Até porque não basta ir lá e pegar qualquer um, você precisa encontrar uma opção que combine com você e se sinta bem vestindo.

Primeiramente, é preciso saber que a palavra plus size, do inglês, significa tamanhos maiores.

Dessa forma, não tente se intimidar ou se auto sabotar procurando sempre o menor modelito. Isso pode atrapalhar a sua procura e o objetivo de fazer com que você se sinta bem.

Vestido plus size

Os 5 tipos de vestido plus size

O vestido é uma peça essencial no guarda-roupa de qualquer mulher.

Ele é adaptável a todas as estações do ano e pode trazer de conforto a glamour, de acordo com a escolha e destino.

Geralmente, costumamos ver 5 tipos de vestidos plus size:

  • Curto
  • Longo
  • Manga longa
  • Médio
  • Festa

Os modelos podem combinar com todos os tipos de biotipos.

A principal característica do vestido curto é o conforto. Ele geralmente é escolhido para temperaturas mais quentes, como o verão.

É o tipo de vestido que valoriza a silhueta da mulher e pode ser incrementado por vários acessórios, como pulseiras, cordões e outros.

Já o vestido longo geralmente é mais procurado por mulheres de estatura maior. É também ideal para dias mais quentes, sendo possível usá-los também no frio. 

Esse tipo de vestido pode ser usado em ocasiões especiais, mas também no cotidiano. Quem quiser ousar pode acrescentar blazer, casaco ou jaqueta.

O vestido manga longa é um modelo que é conhecido por ser mais sofisticado. A sua usabilidade é mais para ocasiões do dia a dia, podendo ser adaptado para compromissos e eventos formais, de acordo com a ocasião. 

É possível também complementá-lo com acessórios, botas, coletes e também casacos. O período mais recomendado para uso é o noturno.

O vestido médio é aquele na altura dos joelhos, para quem prefere ser mais discreta. Assim como o curto, costuma valorizar a silhueta, com a característica de trazer mais conforto e poder ser utilizado em diferentes ocasiões.

O vestido plus size para festas é aquele que deixa a sensação de poder e enfatiza os principais detalhes do corpo.

O principal acompanhamento é o salto alto, mas também pode ser usado com sandálias, sem dispensar acessórios.

Tipo físico x modelo do vestido

Outro ponto importante na hora de escolher o seu vestido plus size é saber adequar o modelo do vestido com o seu tipo físico.

Mas como assim? É fácil, você precisa saber se o seu corpo é:

  • do tipo ampulheta
  • do tipo triangular
  • do tipo triangular invertido
  • do tipo retangular

Para o tipo ampulheta, é recomendável vestidos plus size na cintura ou menos justos na parte superior, além de mais soltos embaixo. Já o triangular pede um vestido de cintura alta.

O formato de corpo triangular invertido pede um modelo transpassado e de frente única.

Por último, o retangular pede opções com recortes diferenciados na parte do busto, além de modelos com tecidos bem flexíveis para dar forma ao corpo.

Atenção também para tecido, cor e estampa

As mulheres da moda plus size ainda devem se atentar a alguns outros pequenos, mas importantes, detalhes na hora de escolher o tipo do vestido. São eles: o tecido, a cor e as estampas.

Atentar-se para o tipo do tecido pode ser uma coisa que parece pouco comum. Mas é bom valorizar essa escolha para valorizar seu corpo.

Opte por tecidos mais leves, pois os mais pesados podem fazer com que o corpo aparente ter mais volume. Já quanto à cor, não é segredo para ninguém que ela desperta em muitas vezes o humor, além da personalidade.

Cores mais escuras dão a aparência de menos volume ao corpo. E se você não curte muito o preto, outras opções de cores são o azul, vermelho e roxo, em tons escuros.

As estampas são outro ponto importante a ser considerado, pois dão aquele up no vestido e podem favorecer bastante ao corpo. Estampas com listras finas e verticais ajudam no volume e deixam com aparência de mais alta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *